Questões de Critérios de Seleção e Organização dos Conteúdos da Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

No século passado, a educação física esteve estreitamente ligada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e a suas finalidades quanto no que diz respeito ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada. Durante as décadas de 1960 e 1970, configurou-se como critério organizador do conhecimento da educação física o método desportivo generalizado, que objetivava o(a)

  • A militarismo.
  • B higienismo.
  • C cultura corporal do movimento.
  • D esportivização da educação física.
  • E psicomotricidade.
Os conteúdos de ensino em Educação Física podem ser divididos em categorias de modo a contemplar a concepção de educação integral. Os conteúdos associados ao “saber fazer” são denominados como: 
  • A Conceituais
  • B Procedimentais
  • C Atitudinais
  • D Intelectuais
  • E Integrais
A temática das Danças quando desenvolvida como conteúdo da Educação Física escolar explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. Sobre as possibilidades da tematização do conteúdo dança, analise as afirmativas a seguir.

I. As danças podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em grupos, sendo essas duas últimas as únicas formas recomendas. II. A perspectiva do trabalho com a dança pressupõe como condição indispensável a consideração de fatores como Fluência, Espaço, Tempo e Peso. III. Diferentes de outras práticas corporais rítmicoexpressivas, elas se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, que permitem identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas.

Estão corretas as afirmativas:
  • A I e II apenas
  • B I apenas
  • C II e III apenas
  • D III apenas
  • E I, II e III
Os conceitos da aprendizagem motora podem subsidiar o processo-ensino do professor de Educação Física em sua prática pedagógica. Com relação aos fundamentos deste campo de estudo, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando uma tarefa motora possuir entre seus elementos alta complexidade e baixa organização recomenda-se a prática do todo em seu ensino. II. A Complexidade: está relacionada ao número de componentes ou partes da tarefa e às suas demandas de processamento de informações. III. Organização: refere-se à interação (interdependência) das partes ou componentes da tarefa.

Estão corretas as afirmativas: 
  • A I e II apenas
  • B II e III apenas
  • C I apenas
  • D III apenas
  • E I, II e III
Analise as afirmativas a seguir acerca da Educação Física e sua inserção junto a área das linguagens.
I. A Educação Física escolar, no contexto da área das Linguagens, configura-se como relevante para o processo de formação e desenvolvimento integral dos estudantes, durante o ensino fundamental, oferecendo possibilidades enriquecedoras
PORQUE,
II. ao buscar a ampliação cultural do potencial dos escolares de intervirem em suas realidades proporciona aos mesmos uma maior capacidade se adaptarem à realidade social, por meio da pluralidade das práticas corporais sistematizadas e das representações sociais.

Assinale a alternativa correta.
  • A as afirmativas I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
  • B as duas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da proposição I
  • C A afirmativa I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
  • D A afirmativa I é uma falsa e a II é uma proposição verdadeira
  • E As afirmativas I e II são proposições falsas