Questões de Cultura e identidade nacional (Sociologia)

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O estudo do desenvolvimento territorial rural verificado em diversas e distintas regiões brasileiras revela que a constituição de redes de reciprocidade e proximidade podem constituir lastro para o estabelecimento de relações sociais que excedem os simples atos da troca mercantil. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
  • A Os estudos de Marcel Mauss e Claude LéviStrauss acerca da dádiva e da reciprocidade já apontavam o desenvolvimento da obrigação moral relacionada ao fato de presentear e ser presenteado
  • B As relações estabelecidas entre vizinhos, parentes ou não, ligadas a atividades rurais como a semeadura, a colheita ou o transporte da produção rural, podem estar investidas deste caráter de reciprocidade, não só no intuito da redução do custo, mas sobretudo no aspecto de manutenção de redes sociais
  • C As relações de reciprocidade entre membros familiares não apresentam o mesmo resultado para o desenvolvimento territorial do que entre membros externos, em função das relações de obrigação
  • D As relações de reciprocidade são também verificadas nas pluriatividades rurais, onde recursos são trocados com o objetivo de atender a clientes externos, como nas atividades de hotelaria rural em que uma gama de fornecedores locais é mobilizada para transmitir o caráter social do empreendimento
  • E O estabelecimento das relações sociais de reciprocidade e proximidade acabam por constituir um sistema simbólico ou um fato social total, objeto de estudo da sociologia
Para Marilena Chauí (Cultura e Democracia, 1997) o conceito de Cultura transformou-se no decorrer da história humana. Assinale a alternativa incorreta sobre o conceito de Cultura.
  • A A origem etimológica da palavra cultura vem do Latim colere que significa cultivo, de onde a palavra agricultura, nesse sentido, está ligado a realização das potencialidades do indivíduo
  • B Com o Iluminismo, Cultura passa a ser sinônimo de civilização; utiliza o padrão Europeu ocidental para medir os outros diversos tipos de sociedades, comparando-os e hierarquizando-os
  • C O surgimento da Antropologia, no século XIX, passa a considerar a Cultura como uma medida do progresso; uma sociedade é culta na direta proporção ao progresso que apresenta
  • D Com o desenvolvimento do capitalismo no século XIX, a cultura europeia passa a considerar-se mais do que um padrão, mas um fim em si; seus atributos culturais passam a ser o modelo histórico de desenvolvimento para qualquer outra sociedade
  • E Para a antropologia social, do séc. XX, cada cultura exprime, de maneira histórica e materialmente determinada, a expressão das limitadas e restritas formas de relacionamentos sociais, nas famílias, nas comunidades, no trabalho e na religião

A construção da identidade brasileira começou a partir de qual evento?

  • A Abolição da escravatura.
  • B A Independência do país.
  • C A chegada dos Portugueses, no Brasil.
  • D A Guerra dos Canudos.
  • E A Revolução Industrial.

Sobre o conceito de cultura, é correto afirmar que:

  • A é um fato isolado, sendo analisada localmente.
  • B sem considerar análises geopolíticas, deve ser estudada fora de seu conjunto.
  • C é presente somente em conjuntos fragmentados da sociedade.
  • D refere-se à humanidade em sua totalidade assim como a cada um dos povos, nações, sociedades e grupos humanos.
  • E refere-se somente a um povo.

Considerando o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte. 


A relevância do termo cultura dominante consiste no fato de ele significar o reconhecimento da importância de hierarquia social, ou seja, da necessidade de determinados traços se sobreporem a outros. 

  • Certo
  • Errado