Questões de Cultura e sociedade (Sociologia)

Limpar Busca
O estudo do desenvolvimento territorial rural verificado em diversas e distintas regiões brasileiras revela que a constituição de redes de reciprocidade e proximidade podem constituir lastro para o estabelecimento de relações sociais que excedem os simples atos da troca mercantil. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
  • A Os estudos de Marcel Mauss e Claude LéviStrauss acerca da dádiva e da reciprocidade já apontavam o desenvolvimento da obrigação moral relacionada ao fato de presentear e ser presenteado
  • B As relações estabelecidas entre vizinhos, parentes ou não, ligadas a atividades rurais como a semeadura, a colheita ou o transporte da produção rural, podem estar investidas deste caráter de reciprocidade, não só no intuito da redução do custo, mas sobretudo no aspecto de manutenção de redes sociais
  • C As relações de reciprocidade entre membros familiares não apresentam o mesmo resultado para o desenvolvimento territorial do que entre membros externos, em função das relações de obrigação
  • D As relações de reciprocidade são também verificadas nas pluriatividades rurais, onde recursos são trocados com o objetivo de atender a clientes externos, como nas atividades de hotelaria rural em que uma gama de fornecedores locais é mobilizada para transmitir o caráter social do empreendimento
  • E O estabelecimento das relações sociais de reciprocidade e proximidade acabam por constituir um sistema simbólico ou um fato social total, objeto de estudo da sociologia
Para Marilena Chauí (Cultura e Democracia, 1997) o conceito de Cultura transformou-se no decorrer da história humana. Assinale a alternativa incorreta sobre o conceito de Cultura.
  • A A origem etimológica da palavra cultura vem do Latim colere que significa cultivo, de onde a palavra agricultura, nesse sentido, está ligado a realização das potencialidades do indivíduo
  • B Com o Iluminismo, Cultura passa a ser sinônimo de civilização; utiliza o padrão Europeu ocidental para medir os outros diversos tipos de sociedades, comparando-os e hierarquizando-os
  • C O surgimento da Antropologia, no século XIX, passa a considerar a Cultura como uma medida do progresso; uma sociedade é culta na direta proporção ao progresso que apresenta
  • D Com o desenvolvimento do capitalismo no século XIX, a cultura europeia passa a considerar-se mais do que um padrão, mas um fim em si; seus atributos culturais passam a ser o modelo histórico de desenvolvimento para qualquer outra sociedade
  • E Para a antropologia social, do séc. XX, cada cultura exprime, de maneira histórica e materialmente determinada, a expressão das limitadas e restritas formas de relacionamentos sociais, nas famílias, nas comunidades, no trabalho e na religião

A construção da identidade brasileira começou a partir de qual evento?

  • A Abolição da escravatura.
  • B A Independência do país.
  • C A chegada dos Portugueses, no Brasil.
  • D A Guerra dos Canudos.
  • E A Revolução Industrial.
Segundo Teixeira Coelho (1985) no livro “O que é indústria cultural”, a indústria cultural surge como função do fenômeno da industrialização. Diante do exposto, a alternativa que melhor caracteriza a noção de indústria cultural é: 
  • A Simplifica, ao máximo, seus produtos, de modo a obter uma atividade sempre passiva do consumidor.
  • B É um processo de popularização das chamadas artes eruditas (artes plásticas, ópera, música erudita etc.).
  • C É o conjunto de procedimentos, envolvendo recursos humanos e materiais, que visam pôr em prática os objetivos de uma determinada política cultural.
  • D É um dos instrumentos básicos da organização e promoção do lazer entendido não como simples ocupação do tempo, mas como utilização instruída ou esclarecida do tempo livre.
  • E Tem a mediação cultural com ponto de partida, etapas intermediárias, fime finalidade previstos. Tem, por meta, alternativa ou cumulativamente, a transmissão de conhecimentos e técnicas determinadas.
As indústrias criativas podem ser agrupadas em três blocos: forma de produção; características do produto; e, características do consumo. Considerando os elementos correspondentes a cada um dos blocos referentes às indústrias criativas, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Forma de produção. 2. Características do produto. 3. Características do consumo.
( ) Perenidade; os produtos criativos frequentemente não são exauridos em seu consumo.
( ) Pode ser definida como a expressão do potencial humano de realização, que se manifesta mediante atividades geradoras de produtos tangíveis.
( ) Reconstrução mercadológica do consumidor; tal processo pressupõe um novo regime político-econômico de construção da subjetividade e da identidade pessoal.
( ) Valorização da arte pela arte; as concepções estéticas e artísticas têm forte influência sobre as escolhas e o direcionamento de recursos.
A sequência está correta em
  • A 1, 1, 2, 3.
  • B 1, 3, 3, 2.
  • C 2, 1, 3, 1.
  • D 2, 3, 1, 2.
  • E 3, 2, 2, 1.