Questões de Cultura Organizacional na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Para que a comunicação organizacional seja estabelecida, a empresa deve levar em consideração o seu sistema organizacional vigente, para que o ato comunicativo esteja em comunhão com os seus valores e seja autêntico e eficaz. Dentre os sistemas organizacionais existentes podemos apontar a “Adhocracia”. Sobre esse sistema, leia as afirmativas a seguir.


I. Suas estruturas são flexíveis, temporárias e orientadas por grupo-tarefas.

II. A tomada de decisão é mais descentralizada, e a responsabilidade e o controle são compartilhadas.

III. Há predomínio da interação horizontal sobre a vertical.

IV. Dá -se ênfase na doutrina behaviorista e em enfoque contingencial.


Estão corretas as afirmativas :

  • A I, II e III apenas
  • B I e II apenas
  • C I, III e IV apenas
  • D I, II, III e IV
Para Margarida Kunsch, o planejamento é inerente ao processo de gestão estratégica e, para compreender sua natureza essencial, é preciso levar em consideração quatro princípios. Sobre esses princípios, assinale a alternativa correta.
  • A Contribuição aos objetivos, contribuição ao lucro, facilitador de conflitos e revisão
  • B Contribuição de objetivos, função de precedência, abrangência e eficiência dos planos
  • C Desenvolvimento de objetivos, formador de regras, plano continuado e controle dos custos
  • D Função de precedência, contribuição ao lucro, controle dos custos e plano continuado
A comunicação organizacional pode ser entendida sob o ponto de vista de diversas teorias da comunicação, como a teoria da “agulha hipodérmica” e “da bala mágica”. Ela também pode usar alguns modelos em sua atividade prática, como o “modelo mecanicista”. Assinale a alternativa que melhor descreve esse modelo.
  • A Considera e avalia a comunicação organizacional sob a ótica funcionalista, preocupando-se com as estruturas formais e informais e com as práticas em função dos resultados
  • B Considera o clima, o ambiente organizacional e os indivíduos que fazem parte do sistema organizacional, avaliando o processo comunicacional de maneira individual
  • C Considera todos os fenômenos intrínsecos e extrínsecos de um agrupamento de pessoas que trabalham coletivamente para atingir metas específicas
  • D Utiliza apenas os meios tradicionais de comunicação para estabelecer o contato com a organização, com pautas bem definidas para evitar possíveis ruídos

O planejamento, além de ter características, também deve adotar uma filosofia que possa servir como guia e ajude no seu processo. Daí, a importância de conhecer bem o seu ambiente atual e suas necessidades para corresponder aos objetivos. Sobre os tipos de filosofia e suas definições, analise as afirmativas a seguir.


I. Na filosofia da satisfação, adota-se uma atitude mais conservadora, que arrisca menos para atingir os objetivos.

II. Na filosofia da otimização predomina o uso de modelos matemáticos e estatísticos no processo do planejamento e há a preocupação com o equilíbrio entre os custos e os benefícios.

III. Na filosofia de adaptação predomina a busca pela inovação, e há uma preocupação com as incertezas e as mudanças sistêmicas e ambientais.

IV. Na filosofia de satisfação, preocupa-se mais com o planejamento dos recursos financeiros, com a tendência de planejar e enfrentar o futuro com base no passado.


Estão corretas as afirmativas:

  • A I, II e III apenas
  • B I e II apenas
  • C I, III e IV apenas
  • D I, II, III e IV

Consiste em analisar a situação atual, verificando eventuais falhas na comunicação e ajustando-a à realidade organizacional; definir objetivos e metas a serem executadas em um período de tempo determinado; e depois, avaliar os resultados. As conclusões tiradas levarão a uma nova análise, que vai gerar outro processo de adaptação e assim por diante, ou seja, é um trabalho permanente e que visa a ações e resultados de longo prazo. Deve estar em sinergia com a cultura organizacional e levar em conta a sua área de atuação. Essa é uma síntese do que se chama:

  • A Plano de comunicação.
  • B Estratégia de comunicação empresarial.
  • C Auditoria de imagem.
  • D Planejamento em comunicação.
  • E Reputação organizacional.