Questões de Cultura Organizacional nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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O cenário de desinformação impulsionado pelas mídias sociais é um desafio para a comunicação de diversas organizações, com riscos à sua imagem e à sua reputação. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A É impossível prever e amenizar crises de imagem nos meios digitais, dada a imprevisibilidade dos movimentos virais.
  • B A desinformação é resultado da atuação de veículos da imprensa profissional que divulgam fake news para atrair audiência e atacar reputações.
  • C Na comunicação política, atacar reputações é uma estratégia legítima nas mídias sociais, não sendo possível administrar crises de imagem.
  • D Planos de contingência de crises de imagem devem incorporar posicionamentos e velocidade de resposta compatíveis com as dinâmicas das mídias digitais.
  • E A desinformação não se reflete no desempenho de organizações na Bolsa de Valores, uma vez que a reputação é protegida pelas regras do mercado.

Para comunicar, é preciso analisar cada contexto, qual momento a empresa está vivendo, como os grupos reagem, pensam, desenvolvem ações, de que forma o indivíduo entende, percebe e sente. Somente com o detalhamento de contexto – ambientes interno e externo formando processos comunicativos – é que se pode alcançar eficácia na comunicação, pois esta ação fornece a segurança para a sua realização. MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.
Considerando a afirmação de Marchiori, na formação da cultura organizacional, a comunicação no ambiente interno auxilia no alcance do seguinte objetivo:

  • A disseminação das regras e dos manuais de conteúdo técnico
  • B divulgação dos instrumentos e das metas de plano de negócio
  • C construção de relações profissionais, de convivência e de identidade
  • D consolidação das ordens das lideranças, das normas e dos procedimentos

Analise as seguintes assertivas que se referem à comunicação no âmbito do trabalho (Comunicação Interna):


I. O planejamento da comunicação com empregados não pode prescindir da ponderação sobre o avanço das tecnologias de comunicação e informação, as quais, entre outros aspectos, influencia as interações entre os ambientes interno e externo das organizações. Nesse sentido, não apenas os meios de comunicação e interação entre organizações e empregados precisam ser atualizados, dando espaço, inclusive, para mídias sociais, como também, as dinâmicas comunicacionais devem tornar-se cada vez menos informativas e mais colaborativas e dialógicas.

II. Não se pode reduzir a comunicação interna aos veículos de comunicação com empregados, tais como newsletters; house-organs ou intranet. A comunicação interna de uma organização implica diversas atividades e processos comunicacionais que acontecem de forma limitada nos departamentos de comunicação das organizações.

III. A comunicação com empregados também pressupõe a atuação de diversos atores organizacionais, como as lideranças (gerentes; coordenadores; supervisores, de diversas áreas de conhecimento). As lideranças devem estimular estratégias e práticas que favoreçam o diálogo, além de facilitar a atribuição de sentidos em relação ao existir e ao saber humano.

IV. Propor estratégias e ações de comunicação com empregados que levem em conta a cultura organizacional, essa manifestada, por exemplo, por meio da história, dos valores, dos rituais e dos símbolos compartilhados pelos membros da organização, é um dos desafios dos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional.


Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas I, III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Abrange três diferentes níveis ou graus de visibilidade: os artefatos, as crenças e valores assumidos e os pressupostos básicos. Os artefatos, mais facilmente observáveis, são compostos pela estrutura física da organização, seu prédio, móveis, instrumentos de trabalho, tecnologia, processos, produtos, entre outros. Já os pressupostos básicos dificilmente podem ser observáveis, pois compreendem percepções e sentimentos inconscientes. Quando visada em perspectiva relacional, está entrelaçada aos processos comunicativos das organizações, posto que esses são, também, processos interativos. O enunciado acima contém parte de um conceito que se refere à:

  • A Comunicação organizacional.
  • B Cultura organizacional.
  • C Identidade corporativa.
  • D Reputação organizacional.
  • E Identidade organizacional.

Todas as marcas que buscam o seu espaço no mercado apresentam valores intangíveis como, por exemplo, a reputação; além disso, também possuem os chamados valores tangíveis como logotipo, embalagem e

  • A história.
  • B experimentação.
  • C crença
  • D confiança.
  • E símbolo.