Questões de Cultura Organizacional (Comunicação Social)

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Julgue o item a seguir, a respeito do que deve ser considerado por um profissional de comunicação incumbido de estruturar o departamento de comunicação interna de uma empresa.
No referido setor, é fundamental a colaboração de jornalista para redigir textos jornalísticos dirigidos a veículos impressos e eletrônicos e analisar o que está em circulação na mídia a respeito da empresa, para fins estratégicos.

  • Certo
  • Errado

A comunicação organizacional integrada (COI) surgiu com o objetivo de unir as diversas atividades comunicacionais dentro de uma organização ou empresa. Para Kunsch (1997), a comunicação integrada permite o estabelecimento de uma política global em função de uma maior coerência entre os programas comunicacionais. O modelo proposto pela autora traz benefícios às organizações, tanto em nível de relacionamentos como em rentabilidade que impulsiona o negócio, pois proporciona uma linguagem comum e um comportamento homogêneo, além de evitar as sobreposições de tarefas. Porém, dois princípios básicos são fundamentais para o funcionamento da comunicação organizacional integrada:

  • A A comunicação não precisa ser vista como estratégica, mas precisa estar inserida nos processos de planejamento operacionais das organizações.
  • B O envolvimento total da alta direção e a inserção da comunicação no processo de decisório empresarial.
  • C Em momento algum a comunicação deve estar presente tanto na perspectiva operacional como estratégica do planejamento e gestão organizacionais.
  • D Não requer que os diversos setores trabalhem de forma conjunta, e não necessita estar a comunicação inserida nos objetivos gerais da organização e tampouco listar entre os objetivos específicos de cada setor/área de atuação.

Para Gaudêncio Torquato, o planejamento da comunicação deve ter respeito à natureza da rede informal, compreendendo sua importância para o equilíbrio e ajustamento dos climas internos.
(TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010)
O respeito à natureza da rede informal significa

  • A compreender que os boatos organizacionais existem, mas dotar a rede formal com comunicações claras e eficientes que possam mitigar os seus efeitos.
  • B incorporar a “rádio peão” aos fluxos de comunicação, alimentando essa rede com mais informações oficiais para diminuir os boatos.
  • C incorporar a rede de boatos organizacionais entre as estratégias de comunicação, designando colaboradores de confiança para alimentar a rede com notícias oficiais.
  • D reconhecer o potencial de estrago à imagem organizacional desta rede e impedir, por meio de sanções, as possibilidades que ela cresça.
  • E reconhecer os colaboradores que se tornam líderes nesta rede e cooptá-los para a rede formal, por meio de um sistema de sanções e recompensas.

A linguagem, a cultura e a tecnologia são elementos indissociáveis do processo de comunicação. A comunicação on-line e as novas tecnologias trouxeram novas exigências ao trabalho de assessoria de imprensa. Analisando a mídia impressa e as novas mídias eletrônicas é correto afirmar que:

I) A mídia impressa é um meio de comunicação que serve para levar as pessoas informações através de impressão, está presente em tudo ao nosso redor, como folhetos, revista, mala-direta, jornal, banner, cartão, convite, receituário, catálogo, adesivo, etiquetas, imã de geladeira, cardápio, embalagem e muito mais.

II) Computadores pessoais, internet, telefones celulares, smartphones, notebooks, iPods, tablets, smart TVs e uma série de outros aparelhos se incorporaram à nossa rotina e modificaram, entre tantas outras coisas, a maneira como recebemos informações, nos relacionamos uns com os outros, pesquisamos, escolhemos e consumimos, exigindo novos estudos, teorias e uma nova linguagem do jornalismo.

III) A televisão (aberta ou por assinatura), o rádio, o cinema, e, mais recentemente, a Internet, compreendem os tipos de Mídia Eletrônica que veiculam mensagem publicitária segundo padrões específicos.

  • A Apenas as alternativas I e III estão corretas.
  • B Apenas as alternativas I e II estão corretas.
  • C Apenas a alternativa I está correta.
  • D Todas as alternativas estão corretas.
Considere as afirmações abaixo sobre imagem e identidade institucional.

I. A identidade institucional é uma declaração da própria organização sobre como ela se apresenta à sociedade, com visão, missão, valores, compromissos etc.

II. A imagem institucional é a forma como os diferentes públicos de uma organização a percebem, assim como seus produtos e/ou serviços.

III. Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem institucional é um objetivo tático do planejamento cuja persecução é opcional e de pouco impacto.

IV. A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos.


Está correto o que se afirma APENAS em
  • A I, II e III.

  • B I, II e IV.

  • C I, III e IV.

  • D II e III.

  • E I e IV.