Questões de Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com Linhares e Silva (2020), avalie as afirmações sobre os tipos de currículos e seus conceitos.
I - O currículo oculto está ligado com os conteúdos e metodologias aplicados nas instituições de ensino para apoio de ensino dos alunos, além da listagem de competências do professor enquanto profissional.
II - No modelo curricular tradicional, as práticas pedagógicas existentes são baseadas na transmissão de conhecimentos, sendo o professor a figura do emissor, e o aluno o receptor.
III - O currículo pós-crítico amplia a discussão do tema, ganhando duas vertentes: a liberal/humanista e a crítica; o horizonte de discussão se torna mais amplo, abrigando questões que abordam temas como: gênero, raça e sexualidade.
IV - O conceito de currículo crítico é resumido em apenas uma definição certa, o caminho e habilidades onde o professor é o mentor, mediador do conteúdo.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B III.
  • C IV.
  • D I e IV.
  • E II e III.
O termo transdisciplinaridade foi citado inicialmente por Jean Piaget no I Seminário Internacional sobre Pluri e Interdisciplinaridade (1970). Mais tarde, a UNESCO produziu a Carta da Transdisciplinaridade. Esse documento discorre sobre questões que motivam o exercício da transdisciplinaridade e também sobre condições que caracterizam a abordagem. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo e coloque (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.
( ) Qualquer tentativa de reduzir o ser humano a uma mera definição e de dissolvê-lo nas estruturas formais, sejam elas quais forem, é compatível com a visão transdisciplinar.
( ) A transdisciplinaridade procura o domínio sobre as várias outras disciplinas e a abertura de todas elas àquilo que as atravessa e as ultrapassa.
( ) O reconhecimento da existência de diferentes níveis de realidade, regidos por lógicas diferentes, é inerente à atitude transdisciplinar.
( ) A transdisciplinaridade é complementar à aproximação disciplinar: faz emergir da confrontação das disciplinas dados novos que as articulam entre si; oferece-nos uma nova visão da natureza e da realidade.
( ) A transdisciplinaridade conduz a uma atitude aberta com respeito aos mitos, às religiões e àqueles que os respeitam em um espírito transdisciplinar.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA. 
  • A V-V-V-V-V.
  • B F-F-V-V-V.
  • C F-V-V-V-F.
  • D V-V-V-F-F.
  • E F-V-F-V-F.

Segundo Ricardo Pátaro (2008), as transformações promovidas pela concepção de transversalidade apontam novas perspectivas de trabalho com o conhecimento no cotidiano escolar. O trabalho com a estratégia de projetos é um dos possíveis caminhos para concretizar tais perspectivas e ideias. Neste sentido, a proposta de Araújo (2003) vem sendo desenvolvida em escolas, a partir de uma metodologia que envolve os seguintes procedimentos:

  • A Levantamento do entorno, com as informações de referência social, econômicas e pessoais da turma; Proposição de necessidades de conhecimentos - aqui são fundamentadas as dúvidas e questões de todos, com os dados que servem de base para todo o projeto; Estudo preliminar de caso - aqui os temas são explorados pela turma; Execução do projeto, com as informações técnicas produzidas e os processos construtivos.
  • B Fase de diagnóstico - inicia-se desde o primeiro contato com o tema; Concepção - tem como objetivo criar uma ideia para a resolução do problema gerado com o tema; Levantamento e análise - as soluções e dificuldades levantadas para resolução do problema; Execução do projeto, experimentação, contato com a realidade, reelaboração do tema a partir das aprendizagens adquiridas.
  • C Proposição de tema transversal a ser trabalhado ao longo do projeto; Elaboração de questões, partindo dos interesses das crianças, acerca do tema desenvolvido; Planejamento das estratégias e metodologias, articulando as questões levantadas aos conteúdos disciplinares; Início efetivo do projeto, com a busca pelas respostas de cada uma das questões levantadas.
  • D Proposta de trabalho - é a primeira parte do projeto, mas a última a ser elaborada, porque resume a descrição de todo o processo vivenciado pela turma; Análise de realidade - entender quem são seus alunos e seu nível cognitivo; Plano operacional - é a descrição do projeto em si, com os passos necessários para a realização do projeto.

Apesar da carência que é sentida no que diz respeito a interlocução entre as disciplinas, a realidade do sistema educacional no Brasil, em todos os seus níveis, aponta para a convivência cotidiana com um modelo organizacional de ensino fracionado e desencaixado, em que os currículos são construídos em compartimentos que na maioria das vezes são incomunicáveis, o que culmina numa formação humana e profissional incapaz de enfrentar as mais diversas práticas sociais, pois, exigem uma formação integral de cunho crítico e competente. Diante desse cenário, marque a alternativa correta:

  • A A transdisciplinaridade emerge na busca atual de um novo paradigma para as ciências da educação bem como para outras áreas.
  • B A transversalidade emerge na busca atual de um novo paradigma para as ciências da educação bem como para outras áreas.
  • C A interdisciplinaridade emerge na busca atual de um novo paradigma para as ciências da educação bem como para outras áreas.
  • D A multidisciplinaridade emerge na busca atual de um novo paradigma para as ciências da educação bem como para outras áreas.

A interdisciplinaridade teve sua gênese no fim do século XIX e emergiu pela necessidade de oferecer uma resposta a fragmentação gerada pela concepção positivista, pois, as ciências foram fragmentadas surgindo, diversas disciplinas. Diante desse contexto, é correto afirmar sobre interdisciplinaridade, que:

  • A A interdisciplinaridade visa garantir a construção de conhecimentos que rompam as fronteiras entre as disciplinas, buscando envolvimento, compromisso e reciprocidade diante dos conhecimentos.
  • B A interdisciplinaridade visa a contextualização dos conteúdos e o resgate das memórias dos acontecimentos, interessando-se por suas origens, causas e consequências.
  • C A ação pedagógica da interdisciplinaridade permite a construção de uma escola participativa que é proveniente da formação do sujeito social e da articulação exclusiva entre saber e conhecimento.
  • D Interdisciplinaridade deve ser entendida como um sistema de ensino que visa englobar as experiências em busca de atingir as metas de um programa específico.