Questões de Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos (Pedagogia)

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A organização curricular dos Institutos Federais oferece para os profissionais da educação um espaço ímpar de construção de saberes, com a possibilidade de diálogo simultâneo e articulado entre todos os níveis, desde a educação básica até a pós-graduação, colocando a formação profissional como paradigma nuclear. Essa organização curricular está alicerçada no princípio da:
  • A instrumentalização.
  • B integralidade.
  • C profissionalização.
  • D simultaneidade.
  • E verticalização.
“O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade”. (BRASIL, 2009, p. 1). Diante dessa premissa, marque V para verdadeiro e F para falso: 
( ) Brincadeiras e interações acontecem diariamente entre as crianças e representam o direito à infância, a viver e crescer em um ambiente lúdico e prazeroso que lhes proporcione segurança e confiança. ( ) Contudo, isso não quer dizer que esses momentos dispensem a necessidade de intencionalidade e planejamento do trabalho pedagógico, pois os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento se tornam mais complexos ou diferentes em cada faixa etária, considerando as singularidades. ( ) Além dos eixos: interações e a brincadeira, a BNCC, compreendendo a criança como um ser integral, com necessidade de direitos essenciais de aprendizagem e desenvolvimento. ( ) A estruturação dos currículos prevista na BNCC com uma organização em campos de experiência reafirma as DCNEIs, em especial o seu artigo 9º.
A sequência correta de cima para baixo é:
  • A V, F, F, F.
  • B V, F, V, V.
  • C V, V, V, F.
  • D F, V, V, V.
  • E F, F, V, V.

Para Drucker (apud REZENDE, 2008, p. 18), “o planejamento é o processo contínuo de tomar decisões atuais que envolvam riscos, organizar sistematicamente as atividades necessárias para execução dessas decisões e medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”. Como o planejamento está voltado para o futuro, a organização deve estar preparada permanentemente. Nesse sentido, Chiavenato (2006, p. 409) estabelece que “o planejamento é uma função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessárias para alcançá-lo adequadamente”.
(Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/206385/2/CST%20GP% 20-%20Planejamento%20-%20MIOLO.pdf.)

O planejamento, sob a abordagem de níveis hierárquicos, pode ser distinguido em três tipos: estratégico, tático e operacional, que estão relacionados aos níveis de decisão em uma pirâmide organizacional. Sobre o nível “estratégico”, assinale a afirmativa correta. 

  • A É desenvolvido por níveis organizacionais intermediários, cuja finalidade é o uso eficiente dos recursos disponíveis para a obtenção dos objetivos fixados.
  • B Afeta somente as unidades setoriais e pode ser considerado como a formalização, por meio de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas, ou seja, são estruturados os planos de ação.
  • C Está relacionado com os objetivos de mais curto prazo e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente parte da organização. Trabalha com decomposição de objetivos, estratégias e políticas estabelecidos nos demais planejamentos.
  • D Corresponde a um conjunto de partes homogêneas dos demais planejamentos que deve conter em detalhes para seu desenvolvimento e implantação, tais como os procedimentos básicos a serem adotados; os resultados finais esperados; os prazos estabelecidos; e, os responsáveis por sua execução e implantação.
  • E Está relacionado com os objetivos de longo prazo, com maneiras e ações que afetam toda a organização. Está sob a responsabilidade dos níveis mais altos da organização referente à formulação de objetivos e à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas/internas à instituição e sua evolução esperada.

De acordo com Linhares e Silva (2020), avalie as afirmações sobre os tipos de currículos e seus conceitos.
I - O currículo oculto está ligado com os conteúdos e metodologias aplicados nas instituições de ensino para apoio de ensino dos alunos, além da listagem de competências do professor enquanto profissional.
II - No modelo curricular tradicional, as práticas pedagógicas existentes são baseadas na transmissão de conhecimentos, sendo o professor a figura do emissor, e o aluno o receptor.
III - O currículo pós-crítico amplia a discussão do tema, ganhando duas vertentes: a liberal/humanista e a crítica; o horizonte de discussão se torna mais amplo, abrigando questões que abordam temas como: gênero, raça e sexualidade.
IV - O conceito de currículo crítico é resumido em apenas uma definição certa, o caminho e habilidades onde o professor é o mentor, mediador do conteúdo.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B III.
  • C IV.
  • D I e IV.
  • E II e III.

A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

A educação integral está alicerçada na ampliação de dois eixos estruturantes: tempo e oportunidade. 

  • Certo
  • Errado