Questões de Currículo (Teoria e Prática) (Pedagogia)

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“Qual a relação entre experiência social e conhecimento? O currículo é tratado como se fosse possível a separação entre experiência e conhecimento. A produção do conhecimento é pensada como um processo de distanciamento da experiência, do real vivido. Desse modo, o real pensado seria construído por mentes privilegiadas através de métodos sofisticados, distantes do viver cotidiano, comum. Logo, o conhecer passa a ser visto como um processo distante do homem e da mulher comuns, do povo comum; distante até do docente que ensina o povo comum.”
Adaptado de ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
No trecho apresentado, o autor sustenta que:

  • A a experiência social deve ter sua importância contemplada como conhecimento extracurricular;
  • B o distanciamento em relação à vida imediata é requisito para a produção de conhecimento válido;
  • C a atual organização curricular vê os professores como mentes privilegiadas diante dos alunos;
  • D o conhecimento deve ser substituído nos currículos pela atenção à experiência comum;
  • E a separação entre experiência e conhecimento é uma maneira artificial de organizar o currículo.
A organização curricular dos Institutos Federais oferece para os profissionais da educação um espaço ímpar de construção de saberes, com a possibilidade de diálogo simultâneo e articulado entre todos os níveis, desde a educação básica até a pós-graduação, colocando a formação profissional como paradigma nuclear. Essa organização curricular está alicerçada no princípio da:
  • A instrumentalização.
  • B integralidade.
  • C profissionalização.
  • D simultaneidade.
  • E verticalização.

Em relação às adaptações curriculares, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A São as modificações realizadas pelos professores nas estratégias de ensino, de modo a dar respostas às necessidades de cada sistema educacional.
  • B Tem a característica de um continuum, no qual, num extremo, estão as mudanças que o professor introduz em sua prática pedagógica, e, no outro, as modificações mais significativas, seja nos objetivos curriculares, seja na metodologia didática.
  • C Refere-se à organização de um outro currículo que permite equalizar o rendimento escolar e tem sido utilizado para a análise do processo educativo como um todo.
  • D Trata-se de modificações na metodologia de ensino que devem ser aplicadas para todos os alunos com distúrbios de aprendizagem, independente de existir algum outro comprometimento mais grave.
“O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade”. (BRASIL, 2009, p. 1). Diante dessa premissa, marque V para verdadeiro e F para falso: 
( ) Brincadeiras e interações acontecem diariamente entre as crianças e representam o direito à infância, a viver e crescer em um ambiente lúdico e prazeroso que lhes proporcione segurança e confiança. ( ) Contudo, isso não quer dizer que esses momentos dispensem a necessidade de intencionalidade e planejamento do trabalho pedagógico, pois os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento se tornam mais complexos ou diferentes em cada faixa etária, considerando as singularidades. ( ) Além dos eixos: interações e a brincadeira, a BNCC, compreendendo a criança como um ser integral, com necessidade de direitos essenciais de aprendizagem e desenvolvimento. ( ) A estruturação dos currículos prevista na BNCC com uma organização em campos de experiência reafirma as DCNEIs, em especial o seu artigo 9º.
A sequência correta de cima para baixo é:
  • A V, F, F, F.
  • B V, F, V, V.
  • C V, V, V, F.
  • D F, V, V, V.
  • E F, F, V, V.

O conceito “escola do futuro” se relaciona com as mudanças causadas pela tecnologia na educação. Essa transformação é influenciada pela geração Z e alpha, de crianças e adolescentes que nasceram e cresceram em um mundo com internet, diferente das gerações passadas. Por esse motivo, algumas tendências são apontadas para a escola do futuro. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas tendências.

  • A Personalização do ensino.
  • B Educação socioemocional.
  • C Educação bilíngue.
  • D Uso intensivo da tecnologia.
  • E Rigidez curricular.