“Qual a relação entre experiência social e conhecimento? O currículo é tratado como se fosse possível a separação entre experiência e conhecimento. A produção do conhecimento é pensada como um processo de distanciamento da experiência, do real vivido. Desse modo, o real pensado seria construído por mentes privilegiadas através de métodos sofisticados, distantes do viver cotidiano, comum. Logo, o conhecer passa a ser visto como um processo distante do homem e da mulher comuns, do povo comum; distante até do docente que ensina o povo comum.”
Adaptado de ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
No trecho apresentado, o autor sustenta que:
- A a experiência social deve ter sua importância contemplada como conhecimento extracurricular;
- B o distanciamento em relação à vida imediata é requisito para a produção de conhecimento válido;
- C a atual organização curricular vê os professores como mentes privilegiadas diante dos alunos;
- D o conhecimento deve ser substituído nos currículos pela atenção à experiência comum;
- E a separação entre experiência e conhecimento é uma maneira artificial de organizar o currículo.