Questões de Cury (Pedagogia)

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Segundo Cury (2000), as bases da educação nacional definidas na Lei n.º 9.394/1996, atual LDB, avançaram consideravelmente em três grandes eixos da organização do sistema educacional: autonomia, avaliação e cooperação. Nessa perspectiva, cabe às escolas

  • A ampliar a duração do ano letivo (250 dias) e a carga horária anual de efetivo trabalho escolar (900 h), podendo flexibilizar essa carga horária, após ouvir a comunidade. A avaliação deve ser realizada nos estabelecimentos de Ensino Fundamental de forma integrada ao Sistema Nacional de Avaliação Escolar.
  • B atribuir aos professores participação ativa na elaboração da proposta pedagógica da escola e colaboração na articulação. A organização deve ser seriada e a avaliação, tanto dos alunos como dos professores, deve ser classificatória, sendo os professores habilitados em nível superior.
  • C responsabilizar-se pela elaboração e execução de propostas pedagógicas próprias, com uma atuação integrada à comunidade, e incentivar o espírito de cooperação dos agentes educacionais entre si e com a comunidade. A avaliação deve revisar as aprendizagens básicas necessárias a todos os cidadãos.
  • D criar momentos de estudos para os alunos que apresentam atraso escolar − programas de aceleração de estudos − com o cuidado de não avançar o tempo determinado para a conclusão dos cursos. Essa avaliação deve ser realizada pelo professor desde as séries iniciais, incluindo alfabetização, até o Ensino Médio.
“A gestão democrática da educação é, ao mesmo tempo, transparência e impessoalidade, autonomia e participação, liderança e trabalho coletivo, representatividade e competência”. (CURY, 2002, p. 173). Trata-se de um modo de administrar a realidade, uma vez que tem como pressuposto o diálogo, a participação coletiva e a comunicação entre as pessoas. Diante dessa perspectiva, assinale a alternativa correta.
  • A Na medida em que as práticas administrativas tradicionais procuram adotar o gerenciamento capitalista nas escolas e privilegiar interesses particulares em detrimento dos anseios coletivos têm maiores possibilidades de se concretizar
  • B A gestão democrática da educação está relacionada aos movimentos da sociedade brasileira e ao centralismo administrativo no sistema educacional
  • C A execução participativa das atividades educacionais estão associadas a gestão democrática na formulação de políticas educacionais e ao seu planejamento
  • D A gestão democrática é uma maneira de gerir instâncias de base do Estado (escolas, hospitais, prefeituras, etc.) em que a participação popular é um elemento essencial

Analise as afirmativas sobre as barreiras para a construção de um sistema nacional de educação no país, apontadas por Cury (2008).
I. A primeira barreira é posta pelo caráter de nossa sociedade, pela sua desigualdade. II. Antes da Constituição de 1988, os sistemas de ensino coexistiam em regime de colaboração recíproca, tendo os sistemas públicos de ensino como princípio a gestão democrática e também a gratuidade, em nível nacional e para todos os níveis e etapas da escolarização pública, como princípio de toda a educação nacional. III. A barreira do ponto de vista jurídico-político se dá pela forma histórica de como se revestiu nosso federalismo, criando uma interpretação de que um sistema nacional de educação ofenderia a autonomia dos entes federativos estaduais e municipais.
Estão corretas as afirmativas:

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas
  • D I, II e III.

CURY (2013) afirma que uma discussão sobre conteúdos mínimos não pode ignorar o quanto ela exige uma radiografia e uma auscultação da realidade multifacetada da escola pública brasileira. Currículos mínimos, currículos básicos, currículos unificados, conteúdos mínimos, diretrizes comuns nacionais, parâmetros curriculares nacionais ou qualquer outro nome que se lhes tenham sido atribuídos são dimensões da política educacional que, adequadas ou não aos fins, sempre estiveram às voltas com duas questões substantivas. São elas:

  • A Artística e Cultural.
  • B Federativa e Cultural.
  • C Regional e Federativa.
  • D )Democrática e Regional.
  • E Democrática e Federativa.

Um Estado pode ser laico e, ao mesmo tempo, presidir a uma sociedade mais ou menos secular, mais ou menos religiosa. Grupos sociais podem professar-se agnósticos, ateus, outros preferem o reencantamento do mundo, muitos continuarão seguindo várias e variadas confissões religiosas e todos podem convergir na busca da paz (Zanone, 1986 apud Bobbio et al., p. 670-674). Verifica-se também a existência de polêmicas com fundo religioso explícito, como no caso da proposta de afirmação do cristianismo na Constituição da União Europeia: o texto que não incluiu o patrimônio cristão como um valor da Europa. Na Itália há a presença dos crucifixos em prédios públicos. Nas escolas francesas há a questão dos véus das moças de grupos islâmicos. No Brasil, a recente polêmica entre criacionismo e evolucionismo nos currículos das escolas estaduais. Isso tudo torna o ensino religioso problemático, envolvendo o necessário distanciamento do Estado laico ante o particularismo próprio dos credos religiosos. Este problema sempre comparece à cena dos projetos educacionais carregado de discussões intensas em torno de sua presença e factibilidade em um país laico e multicultural (CURY, 1993, p.

183).

Assinale a alternativa incorreta:

  • A Não se deve envolver outras questões como a secularização da cultura, nem mesmo da realidade socioantropológica dos múltiplos credos e da face existencial de cada indivíduo.
  • B O ensino religioso nas escolas públicas envolve a questão da laicidade do Estado.
  • C O ensino religioso tornou-se uma questão de alta complexidade e de profundo teor polêmico.
  • D O ensino religioso é legalmente aceito como parte dos currículos das escolas oficiais do ensino fundamental no Brasil.