Questões de Dança (Educação Física)

Limpar Busca

As atividades Rítmicas e Expressivas são compostas por uma rica variedade de conteúdos, quais sejam: jogos, brincadeiras e atividades lúdicas entre outras. A dança é um desses conteúdos e possui três elementos básicos, são eles:

  • A Movimento corporal, espaço e tempo.
  • B Movimento corporal, ritmo e tempo.
  • C Ritmo, expressão e sons.
  • D Sons, ritmo e movimento coreográfico.
  • E Sons, espaço e expressão.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a BNCC incluem a dança como uma das unidades temáticas na educação física. Acerca dos objetivos da dança na escola, julgue os próximos itens.

I A dança na escola visa desenvolver a imaginação, a comunicação verbal, o pensamento crítico, a autoconfiança, a cooperação e a criatividade. II A dança na escola visa aprimorar o desenvolvimento motor, a consciência corporal e a percepção musical. III A dança na escola visa integrar-se a outras áreas do currículo escolar, explorando o movimento dançante. IV A dança na escola visa estabelecer conexões dentro de contextos históricos, sociais e culturais.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas o item IV está certo.
  • B Apenas os itens I e III estão certos.
  • C Apenas os itens I, II e III estão certos.
  • D Apenas os itens II, III e IV estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
A dança enquanto forma de expressão constitui-se de movimentos cadenciados incluindo passos e saltos, executados ao som e ao compasso da música. Rudolf Laban designou o movimento na dança a partir de fatores relacionados a quatro categorias. Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre estas categorias e seus elementos constitutivos.
  • A Espaço: livre ou controlado; Tempo: livre ou controlado; Peso: rápido, lento ou moderado; Fluência: forma direta ou flexível
  • B Espaço: forma direta ou flexível; Tempo: livre ou controlado; Peso: leve ou forte; Fluência: rápida, lenta ou moderada
  • C Espaço: rápido, lento ou moderado; Tempo: forma direta ou flexível; Peso: livre ou controlado; Fluência: leve ou forte
  • D Espaço: forma direta ou flexível; Tempo: rápido, lento ou moderado; Peso: leve ou forte; Fluência: livre ou controlada
As características da dança apresentadas no enunciado referem-se: 
  • A À Catira.
  • B Ao Maculelê.
  • C Ao Congado.
  • D À Folia de Reis.

Os professores de Educação Física, no contexto escolar, relatam a dificuldade com a prática de conteúdos curriculares que não são frequentemente abordados, como a Dança.
Assinale a opção que enfatiza corretamente uma vivência da dimensão procedimental do conteúdo Dança.

  • A Estudo conceitual sobre notas musicais e quantidade de tempos e batidas em uma música.
  • B Discussão acerca do papel da mídia na massificação de alguns movimentos rítmicos brasileiros em detrimento de outros.
  • C Reflexão sobre as atitudes presentes em preconceitos evidenciados na prática do frevo.
  • D Reflexão sobre a história de danças brasileiras, como o samba e o baião.
  • E Experimentação de passos básicos e pequenas coreografias presentes no maracatu.