Questões de Definições. Dos princípios, diretrizes e objetivos da política nacional de mobilidade urbana (Direito Urbanístico)

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De acordo com a Lei da Mobilidade Urbana - Lei nº 12.587/2012 – são modos de transporte urbano:

  • A terminais, estações e demais conexões.
  • B públicos; privados.
  • C coletivo; individual.
  • D de passageiros; de cargas.
  • E motorizados; não motorizados.

Até 12 de abril de 2023, os Municípios com população de até 250 mil habitantes deverão elaborar e aprovar o Plano de Mobilidade Urbana, o qual, segundo a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), deverá

  • A privilegiar o transporte privado não motorizado de passageiros mediante planejamento da infraestrutura urbana.
  • B contemplar medidas destinadas a atender aos núcleos urbanos informais consolidados.
  • C dispor sobre itinerários, frequências e padrão de qualidade dos serviços do transporte público coletivo.
  • D prever os meios de fiscalização do serviço de transporte privado individual de passageiros.
  • E estabelecer os requisitos necessários para outorga de exploração de serviço de táxi.

No que concerne à Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei Federal nº 12.587/2012, assinale a alternativa correta.

  • A Estacionamentos públicos ou privados não fazem parte da infraestrutura de mobilidade urbana.
  • B Essa legislação omite-se em relação aos transportes privados que são acessados por meio de aplicativo de celular.
  • C Para essa lei, acessibilidade é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e de cargas no espaço urbano.
  • D O Plano de Mobilidade Urbana é desobrigado a contemplar núcleos urbanos informais consolidados existentes na cidade.
  • E A prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado é uma diretriz dessa política.

Segundo a Lei Federal no 12.587/2012, que institui as diretrizes para a Política Nacional de Mobilidade Urbana, assinale a alternativa correta.

  • A O transporte remunerado privado individual de passageiros não é aberto ao público, sendo possível para viagens solicitadas exclusivamente por usuários cadastrados em aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede.
  • B Os modos de transporte urbano são classificados em coletivo e individual, e os serviços, em motorizado e não motorizado.
  • C Os municípios com mais de 10 mil habitantes são obrigados a elaborar e a aprovar o Plano de Mobilidade Urbana.
  • D O reajuste tarifário a ser cobrado do usuário do transporte público pode ser feito pelas empresas, independentemente do poder público delegante.
  • E O estabelecimento de políticas para os estacionamentos de uso privado com pagamento pela sua utilização não é instrumento da gestão da mobilidade urbana.

São objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana: I – induzir às desigualdades e remover a inclusão social. II – promover o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais. III – proporcionar melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E Todos os itens são verdadeiros.