Questões de Demandas políticas e sociais no mundo atual (História)

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Estima-se que 6 milhões de pessoas façam parte de comunidades tradicionais no Brasil (povos indígenas, quilombolas, fundo e fecho de pasto, caiçaras, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, dentre outros). O aumento do conflito pela água tem sido um problema para essas comunidades e a Bahia concentrou 25,96% das ocorrências desse tipo em 2013, em um universo de 600 comunidades tradicionais pesqueiras litorâneas e ribeirinhas, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra.
Sobre a pesca artesanal, assinale a alternativa incorreta.
  • A Em virtude de o acesso à terra estar geralmente bloqueado, a solução de pescadores e pescadoras artesanais tem sido utilizar o mangue e a maré como mecanismos de sobrevivência cotidiana
  • B Embora conflituosos, a implantação de novos empreendimentos e a privatização de áreas dos rios tem garantido o acesso de pescadores às áreas de pesca e dado ampla consulta prévia às comunidades tradicionais
  • C O espaço de pesca, sobretudo com a consolidação capitalista no Brasil, tem sido historicamente um local de conflitos e disputas sociais
  • D Na região do Rio São Francisco, a intensificação da mineração, expansão da agricultura irrigada e impacto das barragens tem aumentado os conflitos pela água nos últimos anos
  • E Os espaços utilizados por pescadores e pescadoras tradicionais, em virtude de serem espaços de reprodução de sua vida social e econômica, costumam ter como característica principal a boa preservação ambiental

Na economia, grandes multinacionais alemãs de sucesso, famosas e presentes até hoje, tiveram relação com esse sistema totalitário entre os anos 30 e 40 do século passado. Elas admitem que se beneficiaram de políticas do governo nazista, ou mesmo da proximidade com seus líderes, e hoje lamentam a situação no passado. Volkswagen, BMW e Mercedes usaram trabalhadores forçados de campos de concentração durante o regime nazista na Alemanha. A grife Hugo Boss confeccionou uniformes para o exército alemão antes e durante a Segunda Guerra Mundial. O Deutsche Bank confiscou bens de judeus no mesmo período e vendeu ouro de vítimas do Holocausto. Muitas dessas empresas financiaram estudos para revelar fatos obscuros do próprio passado e pagaram compensações a vítimas do Holocausto por meio da “Erinnerung, Verantwortung, Zukunft” (Lembrança, Responsabilidade e Futuro), fundação criada no final dos anos 1990 por empresas alemãs e o governo do país com o objetivo de indenizar escravos, trabalhadores forçados e outras vítimas do nazismo.

Disponível em: https://economia.uol.com.br/ noticias/redacao/2017/09/12/empresas-nazismo. htm#:~:text=Economia-,Volks%2C%20BMW%2C%20 Hugo%20Boss%3A%20essas%20e,outras%20gigantes%20 ajudaram%20Alemanha%20nazista. Acesso em: 10 abr. 2022.


O século XX foi marcado por novas relações políticas e econômicas, conforme é exemplificado na reportagem.


Por meio dos estudos das informações apresentadas na reportagem, os estudantes poderão constatar que

  • A a presença atual do autoritarismo se justifica pela atuação e respaldo de investidores famosos no mercado mundial.
  • B houve favorecimento e apoio de grandes empresas capitalistas ao governo totalitário alemão, que hoje buscam reparar tais erros.
  • C a vitória militar nazista na guerra foi articulada por vários setores empresariais, interessados em lucrar com suas redes de apoio.
  • D o intervencionismo nazista conflitou com os interesses dos empresários, que buscaram, porém, por meio de outras estratégias, enriquecer diante do crescimento desse governo.

Desde fins do século XIX, Sílvio Romero e Couto de Magalhães desenvolveram estudos folclóricos pioneiros no Brasil, mas o folclore como objeto de estudo científico começou a se desenvolver a partir de 1920, em três fases constitutivas, relacionadas à formação do conceito de cultura popular no Brasil. A primeira fase, compreendida entre as décadas de 1920 e 1960, foi marcada por grande disputa metodológica, entre os estudos folclóricos e a emergente sociologia paulista, a respeito da autoridade e legitimidade científica do campo. A segunda, nos anos 1960-1980, caracterizou-se pela ampla divulgação do conceito de cultura popular com um sentido político e ideológico. A terceira fase, a partir dos anos 1990, coincidiu com a revitalização do conceito de patrimônio cultural, principalmente em seu sentido imaterial, quando a cultura popular parece adquirir um significado propriamente etnográfico.
Adaptado de ROCHA, Gilmar, Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Revista Mediações, v. 14, n. 1, 2009, p.221-222.

Com base no texto, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente a relação entre um conceito de cultura popular e a tradição de pesquisa sobre folclore, no Brasil.

  • A Os poetas românticos e os intelectuais positivistas do Oitocentos concebiam o folclore como parte do processo de construção da nação, mas criticavam o caráter colecionador, acrítico e descritivo das pesquisas sobre cultura popular.
  • B Os intelectuais modernistas registravam tradições folclóricas no campo das artes plásticas e da música, pois concebiam a cultura popular como a guardiã da totalidade integrada da vida com o mundo, desintegrada pela modernidade.
  • C Os sociólogos desenvolvimentistas tinham uma ideia negativa do folclore, como expressão de atraso cultural, incompatível com o projeto de construção da nação moderna, como exemplificado pela crítica dos isebianos à situação colonial.
  • D Os intelectuais vinculados à UNE e aos Centros Populares de Cultura politizaram o conceito de folclore, tornando-o sinônimo de cultura popular autêntica do operariado e instrumento de conscientização do povo.
  • E Os antropólogos redescobriram o folclore ao contribuir para o debate sobre patrimônio, enfatizando a incomunicabilidade entre a cultura erudita e a popular, cabendo, à primeira, o estatuto de patrimônio imaterial, e, à segunda, o de sistema simbólico.

No final do século XX, um conjunto de transformações contribuiu para a atual ascensão econômica da China e sua forte projeção internacional. As opções a seguir apresentam algumas dessas transformações, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A a repressão aos protestos da Praça da Paz Celestial em 1989, que forçou a diversificação das relações exteriores para evitar o isolamento promovido pelos Estados Unidos.
  • B o crescimento econômico, que impulsionou a dependência crescente de importação de petróleo a partir de 1993, exigindo a ampliação e diversificação do fornecimento.
  • C o fortalecimento macroeconômico, que gerou crescentes acúmulos de capitais, ampliando a capacidade financeira do país em realizar investimentos diretos e fornecer créditos internacionais.
  • D a reorganização da Ásia-Pacífico, com a criação da Organização de Cooperação de Shangai, que fortaleceu as cadeias de abastecimento regionais para a China e aumentou sua presença comercial no Pacífico.
  • E a resposta à crise financeira asiática de 1997, escolhendo não desvalorizar o renminbi, em nome da estabilidade regional, o que projetou a China como parceiro confiável perante as lideranças asiáticas.

O Ministério da Defesa conta com escolas de altos estudos militares que passaram a oferecer cursos de pós-graduação também para civis, nas últimas décadas.
Sobre as instituições militares de altos estudos, leia os trechos a seguir.


I. “O seu crescimento é mais recente, porém, vertiginoso. Em 2011, foi autorizado a funcionar o curso de mestrado profissional, na Universidade da Força Aérea (UNIFA); em 2012, o curso de mestrado (acadêmico) em Ciências Militares, na Escola de Comando de Estado-Maior (ECEME) do Exército; em 2013, o curso de mestrado profissional, na Escola de Guerra Naval (EGN). A Escola Superior de Guerra (ESG) proporá também à Capes o credenciamento de um curso de mestrado”.
Adaptado de FIGUEIREDO, E. L. “Estudos Estratégicos como área do conhecimento científico”. In: Revista Brasileira de Estudos da Defesa, v. 2, n. 2, 2015.
II. “O Programa da EGN é pioneiro no Brasil. Trata-se de uma proposta com forte potencial de impacto nacional e internacional. A proposta do Programa, fortemente ancorada na inserção da sociedade civil nos assuntos marítimos e seus desdobramentos estratégicos tem se refletido na relevante procura de candidatos ao processo seletivo”.
Ficha de avaliação de Programas/Ciência Política e Relações Internacionais. CAPES, 2017.

Sobre estas instituições, sua inserção na estrutura do Ministério da Defesa e suas interações com a sociedade, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A criação destas instituições militares ocorreu após o processo de redemocratização.
( ) O processo de avaliação destes cursos de pós-graduação ocorre no Ministério da Educação.
( ) UNIFA, ECEME, EGN e ESG são as únicas instituições de ensino superior militar abertas a civis.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, V e F.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F.
  • D V, V e F.
  • E F, F e V.