Questões de Denotação e Conotação (Português)

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Tendo em vista uma análise interpretativa do texto, analisando-se as passagens abaixo dele retiradas, assinale aquela em que há presença de sentido figurado:

  • A “Era conferente da Alfândega — mas isso não tem importância.” (1º parágrafo).
  • B “Pouco importa que nos avaliem pela casca.” (1º parágrafo).
  • C “Sua mulher não tinha percebido.” (2º parágrafo).
  • D “Ao aparecerem nele as primeiras dores, (...)” (3º parágrafo).
  • E “Santos parecia comprazer-se em estar doente.” (3º parágrafo).

Todas as frases abaixo trazem metáforas ou comparações; a opção em que o motivo da comparação está identificado de forma adequada, é:

  • A Meu pai sempre trabalhou como um escravo / com baixos salários;
  • B O carro passou pela avenida como um foguete / soltando fogo pelo cano traseiro;
  • C O menino declarou que a avó parecia uma bruxa / andava com uma vassoura;
  • D Em sala de aula, meu professor de História parecia uma biblioteca / carregava muitos livros consigo;
  • E A sala de jantar dos meus avós era tal qual um museu / cheia de coisas velhas e malcuidadas.

No texto, estão presentes algumas manifestações da linguagem coloquial, bem como o emprego de termos e palavras em sentido figurado. Julgue os fragmentos abaixo e assinale aquele cujo termo destacado foi empregado em sentido denotativo.

  • A “[...] temos que entender que ela é um pequeno degrau numa escada muito grande.”
  • BA gente viu muito sobre a capacidade criativa dessas novas inteligências artificiais”.
  • C “[...] a novidade continua bombando nas redes e se popularizando entre os jovens.”
  • D “[...] gera tanto burburinho, porque as pessoas ficam com medo de, por ser uma Inteligência Artificial, substituir o trabalho humano.”

Considere o texto anterior para responder à questão.

Presente no primeiro e no quarto parágrafos do texto, o vocábulo “verde” é compreensível em função do compartilhamento de sentidos produzidos pela linguagem. Com base em seu emprego, é correto afirmar que, nas duas ocorrências:

  • A encontra-se em sentido denotativo, possuindo a mesma classe gramatical.
  • B possui equivalência semântica e papéis morfossintáticos distintos.
  • C aponta para sentidos diferentes, mas com mesma classe gramatical.
  • D ilustra sentido conotativo e equivalência de função sintática.

Avalie as informações abaixo acerca do texto. 


I- O texto tem como objetivo desconstruir o conceito já estabelecido sobre a pigmentação das penas do pavão.

II- As metáforas construídas para o pavão encaminham o texto para as conclusões pessoais do autor sobre o sentimento amoroso.

III- O emprego da linguagem figurada, no primeiro parágrafo, objetiva reforçar a necessidade de se exaltar a simplicidade e a criatividade do grande artista.

IV- O uso das expressões “máximo de matizes” e “mínimas bolhas” coloca em evidência o contraste entre a pequenez de quem ama e a grandiosidade da pessoa amada.


Está correto o que se afirma em 

  • A II somente.
  • B IV somente.
  • C I, II e III.
  • D I, III e IV.