Questões de Desenvolvendo Pessoas (Gestão de Pessoas)

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Alice é uma profissional de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) que está prestando um serviço para uma organização. Ela está conduzindo uma análise comparativa entre os objetivos estratégicos da empresa e os conhecimentos, habilidades e atitudes dos seus atuais colaboradores. Sua intenção é observar se eles estão ou não adequados uns em relação aos outros.
Trata-se da seguinte ação:

  • A captação de competências;
  • B programa de qualificação;
  • C avaliação de treinamento;
  • D análise de lacunas;
  • E formulação de estratégias.

A educação corporativa pode ser compreendida como um conjunto de práticas, estratégias e políticas de ensino-aprendizagem voltadas para os colaboradores de uma organização. Essas práticas surgem num contexto histórico específico, em que informação e conhecimento passam a ter outra importância no funcionamento social.
Nesse sentido, é correto afirmar que a educação corporativa parte da ideia de que o conhecimento:

  • A deve estar comprometido com valores humanísticos;
  • B precisa ser acompanhado de formação para a disciplina;
  • C passa a voltar-se para a diminuição das desigualdades;
  • D deve ser transmitido de modo mais lúdico;
  • E começa a ser visto como um recurso a ser gerido.

O conceito de competência é crucial na educação corporativa, pois permite uma avaliação mais apropriada das características profissionais dos colaboradores em relação aos interesses da organização.
Em relação a esse conceito, analise as afirmativas a seguir.
I. As competências se manifestam na performance das pessoas em seu ambiente de trabalho. II. As competências priorizam as habilidades em detrimento dos conhecimentos e das atitudes. III. As competências são qualidades e talentos inatos de alguns indivíduos notáveis.
Está correto o que se afirma em:

  • A somente I;
  • B somente II;
  • C somente I e II;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.

Na gestão de pessoas em unidades de informação, a qualidade dos serviços prestados depende do aprimoramento dos profissionais de informação, evidenciando a necessidade de:

  • A atendimento rápido, dinâmico e interativo;
  • B comprometimento com a missão da instituição;
  • C investimento na educação continuada;
  • D uso do tempo para gerar vantagem competitiva;
  • E valorização do capital intelectual na organização.

Após implementar um processo de treinamento, a administração de uma empresa deseja ter uma visão geral sobre seus impactos e resultados. Para tanto, faz uso do modelo avaliativo proposto por Kirkpatrick. Em um dos passos dessa avaliação, busca-se saber como os colaboradores classificam o processo pelo qual passaram.
Segundo o modelo, esse passo é uma avaliação de:

  • A resultados;
  • B aprendizagem;
  • C comportamento;
  • D reação;
  • E projetos.