Questões de Desenvolvimento Escolar (Libras)

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Semiótica imagética é a parte da semiótica geral responsável pelos signos e seus significados. Por meio dela, o falante da língua de sinais constrói e estrutura a língua no campo viso-espacial.
É possível explorar a visualidade por meio da semiótica imagética ao serem considerados e investigados aspectos como recursos visuais e

  • A comunicação gestual, imagem visual dos surdos, politicas visuais e recursos didáticos.
  • B cultura surda, imagem visual dos surdos, os olhares surdos e recursos didáticos.
  • C comunicação gestual, os olhares surdos, politicas visuais e recursos didáticos.
  • D cultura surda, comunicação gestual, os olhares surdos e politicas visuais.

Sobre as metodologias de ensino de Libras para ouvintes, há uma crítica recorrente em torno do ensino centrado:

  • A Na comunicação da língua em contexto.
  • B No vocabulário isolado da língua.
  • C Nos aspectos culturais e identitários.
  • D No estudo linguístico dos sinais.
  • E Na literatura surda e gêneros textuais

A Escola Bilíngue M conta com profissionais bilíngues e diversos materiais didáticos, porém, devido à alta procura por matrículas, foi preciso contratar mais professores bilíngues. Os familiares solicitaram uma reunião com a direção da escola a fim de obter informações e dialogar sobre as novas contratações.


Neste caso, cabe aos sistemas de ensino

  • A assegurar aos educandos surdos, surdos-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas materiais didáticos e professores bilíngues.
  • B instituir cadastro nacional com alunos com altas habilidades ou superdotação matriculados na educação básica e na educação superior.
  • C ouvir as entidades representativas das pessoas surdas nos processos de contratação e avaliação periódica dos professores.
  • D identificar precocemente alunos com altas habilidades ou superdotação com critérios e procedimentos para a inclusão no cadastro nacional.
  • E levar em conta a comunidade escolar em detrimento das entidades que representam as pessoas surdas, em processos de contratação e avaliação de professores bilíngues.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Fonte: https://aefreixo.pt/comunica/maos-que-falam/. Acesso em 21/09/2022)


As afirmativas a seguir listam procedimentos comunicativos recomendados entre ouvintes e alunos com Deficiência Auditiva (DA), à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Pedir para repetir quando não entender.
  • B Falar de frente, sem cobrir a boca ou virar-se.
  • C Fingir que entendeu e usar mímica para se comunicar.
  • D Partilhar com o aluno com DA o que está sendo dito ao redor.
  • E Usar frases curtas e objetivas para avisos e atividades a serem feitas.

Leonardo e Paulo são alunos surdos matriculados há dois anos em Escola de Ensino Médio, porém não têm o serviço de tradutor e intérprete de Libras- Língua Portuguesa.


A carência desse tipo de profissional faz com que a interação entre surdos e ouvintes fique prejudicada. Em relação ao tema, assinale a opção que apresenta um dos objetivos que o sistema de ensino deverá desenvolver na educação bilíngue.

  • A Desenvolver currículos, métodos, formação e programas específicos para surdos e surdo cegos.
  • B Elaborar e publicar sistematicamente material bilíngue especifico para pessoas com deficiência auditiva não sinalizantes.
  • C Fortalecer as práticas socioculturais dos surdos e a Língua Portuguesa.
  • D Manter programas de formação de pessoal especializado.
  • E Planejar com a participação das comunidades surdas especificamente na área da Educação Especial.