Questões de Design (Marketing)

Limpar Busca

O termo identidade corporativa, empregado por muitos autores das áreas de marketing, de comunicação e de design, refere-se

  • A às representações mentais e convicções que os clientes formam sobre uma organização.
  • B aos vários atributos e juízos que os clientes relacionam a uma organização.
  • C ao conjunto de expressões dos valores, estratégias, produtos, serviços e ações que caracterizam uma organização.
  • D à coerência e à coesão das imagens formadas pelos seus clientes.
  • E às estratégias de posicionamento dos produtos e serviços de uma organização junto aos seus clientes.

No design gráfico, elementos como a escolha correta da gramatura do papel, o uso de combinação de cores e a escolha de determinada família de tipos acabam por construir a mensagem de uma peça publicitária. Dessa forma, um cartaz que tivesse formato A3, impresso em papel craft 350 g/m², com fonte Times New Roman, corpo 12, no qual a combinação de cores fosse C 100 Y 100 M 0 K 0 e C 0 Y 100 M 100 e K 0, poderia ser considerado como

  • A moderno, pois suas cores são vibrantes e contrastantes; a tipografia é retilínea; e o tipo de papel, adequado e sofisticado.
  • B de cunho ecológico, já que utiliza um papel que remete à reciclagem e uma das cores que o compõe é o próprio verde.
  • C inadequado, pois a gramatura não permitirá que o cartaz seja fixado apenas com fita adesiva na parede, o tamanho da fonte não permitirá que a mensagem seja lida, e a combinação de cores complementares - verde e vermelho - causará fadiga
  • D uma excelente peça publicitária, pois foi utilizado um corpo de fonte ideal para o tamanho do cartaz.
  • E moderno, pois o papel craft é translúcido e permite criações satisfatórias, apesar de a combinação de cores, azul marinho com laranja, não permitir leitura.

A função de uma tabela de Pantone é

  • A fornecer cores prontas que não precisam ser elaboradas a partir de uma composição das cores CMYK.
  • B encontrar porcentagens corretas dos valores de CMYK.
  • C verificar as formas de composição de cores em CMYK e RGB.
  • D traduzir as porcentagens ideais de cores entre sistema de luz e tinta
  • E identificar quais composições mais se adequam a um impresso.