Questões de Didática e Prática de Ensino na Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

Um dos princípios didático-metodológicos norteadores para o ensino dos jogos coletivos é o da excelência. Assinale a alternativa que apresenta esse princípio.

  • A necessidade de ensinar esporte a todos, não discriminando, por exemplo, os que têm menos habilidades para o jogo
  • B possibilitar, na práxis pedagógica, o resgate de valores éticos, morais e críticos
  • C necessidade permanente de fazer com que os alunos gostem do esporte, para que o levem, assim, para o resto da vida
  • D ensinar bem a todos, pois não basta só ensinar
  • E tomada de consciência das ações, à medida que desenvolvam autonomia na vida e no esporte

No século passado, a educação física esteve estreitamente ligada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e a suas finalidades quanto no que diz respeito ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada. Durante as décadas de 1960 e 1970, configurou-se como critério organizador do conhecimento da educação física o método desportivo generalizado, que objetivava o(a)

  • A militarismo.
  • B higienismo.
  • C cultura corporal do movimento.
  • D esportivização da educação física.
  • E psicomotricidade.

Os conteúdos do esporte nas aulas de educação física e sua tematização devem existir a partir da compreensão do esporte como fenômeno sociocultural, de maneira que os alunos

  • A sejam considerados como sujeitos da prática pedagógica, e não como objeto.
  • B o façam acontecer apenas por sua ação motora.
  • C não o façam acontecer apenas por sua ação reflexiva.
  • D o façam como uma prática sistematizada de educação física.
  • E sejam apenas objeto de suas práticas.

No que se refere à prática do esporte no ensino médio, assinale a alternativa incorreta.

  • A Não é possível pensar o esporte sem se incluir as capacidades físicas de rendimento, que são: força; velocidade; resistência; e flexibilidade.
  • B Essa é a melhor fase de aprendizado e deve ser aproveitada com exercícios variados, abrangentes e direcionados para a consolidação de uma técnica esportiva superficial e, se possível, mais refinada.
  • C Nessa fase, um grande aumento da força e a grande capacidade de memorizar movimentos fornecem condições ideais para o aprimoramento esportivo.
  • D Trata-se de uma fase cujo foco é a especificidade das modalidades esportivas.
  • E Busca-se o aperfeiçoamento físico, técnico e tático, e a estrutura formal das competições torna-se um atrativo considerável.
Os conceitos da aprendizagem motora podem subsidiar o processo-ensino do professor de Educação Física em sua prática pedagógica. Com relação aos fundamentos deste campo de estudo, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando uma tarefa motora possuir entre seus elementos alta complexidade e baixa organização recomenda-se a prática do todo em seu ensino. II. A Complexidade: está relacionada ao número de componentes ou partes da tarefa e às suas demandas de processamento de informações. III. Organização: refere-se à interação (interdependência) das partes ou componentes da tarefa.

Estão corretas as afirmativas: 
  • A I e II apenas
  • B II e III apenas
  • C I apenas
  • D III apenas
  • E I, II e III