Questões de Didática e Prática no Ensino Superior (Pedagogia)

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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.


A educação é um fenômeno social que se relaciona com a formação dos indivíduos de uma sociedade; sendo assim, a educação escolar deve estar a serviço da emancipação dos sujeitos. 

  • Certo
  • Errado

Analise as afirmativas a seguir relativas às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores.
I. Um destaque a ser dado junto às novas DCNs perpassa o processo avaliativo, que foi organizado como um reforço, em relação ao aprendizado e ao desenvolvimento das competências dos estudantes.
II. As Diretrizes Curriculares Nacionais tratam de forma ampla, flexível e geral os fatores constitutivos dos currículos dos cursos superiores.
III. As Diretrizes Curriculares Nacionais devem fomentar as atividades acadêmicas de forma articulada à pesquisa e extensão, em integração a programas de pesquisa, de pós-graduação stricto sensu, e a políticas de extensão.
IV. As Diretrizes Curriculares Nacionais devem estimular as Instituições de Ensino Superior (IES), para que, a partir da análise do perfil dos seus ingressantes, adotem sistemas de acolhimento e nivelamento visando diminuir a retenção e a evasão escolar ao longo do curso.
Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III, apenas.
  • E I, II, III e IV.

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores (DCNs), no que diz respeito ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) dos cursos de graduação, assinale a alternativa incorreta.

  • A O PPC deve adotar metodologias ativas de aprendizagem, buscando promover uma educação mais centrada no discente.
  • B O PPC deve privilegiar atividades que articulem a teoria, a prática e o contexto de sua aplicação.
  • C O PPC deve implementar, desde o início do curso, as atividades que promovam a integração e a interdisciplinaridade de modo coerente com o eixo de desenvolvimento curricular.
  • D O PPC deve buscar a interação das atividades de pesquisa e da pós-graduação, com as do aprendizado dos conteúdos do curso.
  • E O PPC deve estabelecer o estágio curricular supervisionado, como componente curricular optativo do curso, e o conjunto de atividades práticas relacionadas ao aprendizado.

Segundo o Regulamento Acadêmico da Graduação da UFJF, em seu artigo 61, “O regime acadêmico especial se caracteriza pela aplicação de avaliações complementares em prazos e condições diversos daqueles definidos no calendário acadêmico vigente, somente nas atividades acadêmicas em que a discente ou o discente tenha realizado a matrícula”.
O regime acadêmico especial é assegurado às discentes e aos discentes

  • A que tiveram integralizados pelo menos 90% da carga horária necessária para a conclusão do seu curso até o semestre letivo imediatamente anterior e que apresentem justificativa para obter o regime acadêmico especial para fins de colação de grau antecipada.
  • B que tiveram integralizados pelo menos 75% da carga horária necessária para a conclusão do seu curso até o semestre letivo imediatamente anterior e que apresentem justificativa para obter o regime acadêmico especial para fins de colação de grau antecipada.
  • C que tiveram integralizados pelo menos 90% da carga horária necessária para a conclusão do seu curso até o semestre letivo imediatamente anterior e que julgarem que seu conhecimento já os permite solicitar colação de grau antecipada.
  • D intercambistas aparadas(os) por convênios previamente aprovados pela UFJF, que já cursaram ou tenham condições de cursar pelo menos 75% dos dias letivos previstos no calendário acadêmico vigente e que requeiram o amparo deste regime acadêmico especial no ato da matrícula ou no momento do aceite do intercâmbio.
  • E intercambistas amparadas(os) por convênios previamente aprovados pela UFJF, que já cursaram ou tenham condições de cursar pelo menos 90% dos dias letivos previstos no calendário acadêmico vigente e que requeiram o amparo deste regime acadêmico especial no ato da matrícula ou no momento do aceite do intercâmbio.

Neste ano, determinada Organização Militar (OM) do Sistema de Ensino Naval (SEN) organizou uma série de eventos comemorativos, alusivos ao tema: “A Marinha e os 200 anos da Independência: o papel! da Marinha como garantidora da emancipação.” Findada a programação, foram designados um Oficial Pedagogo e um Analista de Conteúdo para analisar as propostas de alteração curricular dos cursos daquela instituição de ensino, em virtude da possibilidade de incluir o material que fora apresentado nas palestras, fruto de recentes pesquisas, com significativo conteúdo histórico sobre a soberania brasileira e o Poder Naval, tendo em vista a relevância da temática para a adequada formação dos alunos. Ao recorrer à literatura especializada sobre currículo para melhor fundamentar a sua prática profissional, esse Pedagogo constatou que a importância fundamental do currículo para a escolaridade reside no fato de que ele é a expressão do projeto cultural e educacional que a instituição de educação diz que irá desenvolver com os alunos (e para eles) aquilo que considera adequado. Em seguida, avançou suas leituras e encontrou, em Grundy (1998 apud SACRISTÁN, 2013), uma visão processual do currículo. Nessa direção, tendo por referência a obra de Sacristán (2013), a qual foi objeto de estudo do referido Pedagogo, assinale a opção que apresenta corretamente o esquema de concepção do currículo como processo e práxis.

  • A Projeto de educação. O texto curricular/ Conhecimento escolar avaliado pelos professores, pelos materiais/ Prática didática no contexto escolar concreto. Currículo realizado em práticas/ Estratégias de ensino-aprendizagem/ Efeitos reais e comprováveis.
  • B Projeto de educação. O currículo oficial/ Texto curricular interpretado pelos professores, pelo conhecimento escolar/ Intermediação didática, com sujeitos concretos e inserido em um contexto/ Efeitos educacionais comprováveis/ Efeitos reais e comprovados.
  • C Projeto de educação. O currículo oficial/ Currículo avaliado pelos professores, pelo conhecimento escolar/ Prática didática no contexto escolar concreto. Intermediação didática/ Efeitos comprováveis/ Efeitos educacionais e reais,
  • D Projeto de educação. O texto curricular/ Currículo interpretado pelos professores, pelos materiais/ Currículo realizado em práticas, com sujeitos concretos e inserido em um contexto/ Efeitos educacionais reais/ Efeitos comprováveis e comprovados.
  • E Projeto de educação. O currículo oficial” Texto curricular avaliado pelos professores, pelos materiais/ Intermediação didática. Currículo realizado no contexto escolar concreto/ Estratégias de ensino-aprendizagem/ Efeitos educacionais reais e comprovados.