Neste ano, determinada Organização Militar (OM) do Sistema de Ensino Naval (SEN) organizou uma série de eventos comemorativos, alusivos ao tema: “A Marinha e os 200 anos da Independência: o papel! da Marinha como garantidora da emancipação.” Findada a programação, foram designados um Oficial Pedagogo e um Analista de Conteúdo para analisar as propostas de alteração curricular dos cursos daquela instituição de ensino, em virtude da possibilidade de incluir o material que fora apresentado nas palestras, fruto de recentes pesquisas, com significativo conteúdo histórico sobre a soberania brasileira e o Poder Naval, tendo em vista a relevância da temática para a adequada formação dos alunos. Ao recorrer à literatura especializada sobre currículo para melhor fundamentar a sua prática profissional, esse Pedagogo constatou que a importância fundamental do currículo para a escolaridade reside no fato de que ele é a expressão do projeto cultural e educacional que a instituição de educação diz que irá desenvolver com os alunos (e para eles) aquilo que considera adequado. Em seguida, avançou suas leituras e encontrou, em Grundy (1998 apud SACRISTÁN, 2013), uma visão processual do currículo. Nessa direção, tendo por referência a obra de Sacristán (2013), a qual foi objeto de estudo do referido Pedagogo, assinale a opção que apresenta corretamente o esquema de concepção do currículo como processo e práxis.
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A Projeto de educação. O texto curricular/ Conhecimento escolar avaliado pelos professores, pelos materiais/ Prática didática no contexto escolar concreto. Currículo realizado em práticas/ Estratégias de ensino-aprendizagem/ Efeitos reais e comprováveis.
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B Projeto de educação. O currículo oficial/ Texto curricular interpretado pelos professores, pelo conhecimento escolar/ Intermediação didática, com sujeitos concretos e inserido em um contexto/ Efeitos educacionais comprováveis/ Efeitos reais e comprovados.
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C Projeto de educação. O currículo oficial/ Currículo avaliado pelos professores, pelo conhecimento escolar/ Prática didática no contexto escolar concreto. Intermediação didática/ Efeitos comprováveis/ Efeitos educacionais e reais,
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D Projeto de educação. O texto curricular/ Currículo interpretado pelos professores, pelos materiais/ Currículo realizado em práticas, com sujeitos concretos e inserido em um contexto/ Efeitos educacionais reais/ Efeitos comprováveis e comprovados.
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E Projeto de educação. O currículo oficial” Texto curricular avaliado pelos professores, pelos materiais/ Intermediação didática. Currículo realizado no contexto escolar concreto/ Estratégias de ensino-aprendizagem/ Efeitos educacionais reais e comprovados.