Questões de Direitos Autorais (Comunicação Social)

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A lei que rege os direitos autorais sobre a imagem, no Brasil, é a de número 9.610/98. Ela confere proteção moral e patrimonial aos autores de obras intelectuais. Como obras intelectuais, de acordo com a lei, são: textos, obras dramáticas, composições musicais, fotografias, dentre outros. Não são obras que possuem direitos autorais:

  • A As obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia.
  • B Obras cuja condição jurídica denomina-se de domínio público, ou seja, a obra ou obras que não possuem o elemento do direito real.
  • C As obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cinética.
  • D As ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza.

Uma construtora da cidade de Piracicaba (SP) utilizou três fotografias feitas pelo jornalista Davi Negri para o sítio oficial da Prefeitura da cidade. A utilização foi considerada indevida pela Justiça, pois a construtora não procurou o autor para negociar o uso das fotos e julgou procedente a ação de violação dos direitos autorais e determinou que a construtora pagasse ao fotógrafo indenização por danos

  • A imateriais e plágio.
  • B materiais e patrimoniais.
  • C morais e patrimoniais
  • D psíquicos e morais.
  • E materiais e plágio.
Qual é a definição, em jornalismo, da indicação, em texto ou foto, do nome do autor ou da cidade da qual procede? 
  • A Cabeça.
  • B Crédito.
  • C Legenda.
  • D Retranca.
  • E Cabeçalho.

Considerando o contexto relativo a mídias locais, assinale a alternativa correta.

  • A A promoção do jornalismo de qualidade independe da existência de um sistema democrático de mídia.
  • B O sistema de autorregulação da mídia foi introduzido no Brasil na Constituição de 1988.
  • C O Conselho de Comunicação Social é o principal gestor da regulação dos meios de comunicação no Brasil.
  • D A flexibilização do horário do programa Voz do Brasil é fruto de um processo de autorregulação da mídia.
  • E Inspiradas pelo fenômeno da Responsabilidade Social das Empresas (SER), as iniciativas de autorregulação da mídia ainda precisam ser aprimoradas.

Na gestão da marca, deve-se considerar que ela terá atingido seu ciclo final com a extinção do direito, quando o titular deixa de usá-la ou quando a transfere por uma operação de venda ou de fusão.

  • Certo
  • Errado