Questões de Direitos Humanos (Pedagogia)

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Assinale a alternativa que enuncia corretamente princípios da educação em direitos humanos, conforme a Resolução CNE/CP n.º 01/2012.
  • A Compreensão das relações de trabalho e igualdade de direitos.
  • B Transversalidade, vivência e globalidade e sustentabilidade socioambiental.
  • C Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades, incutindo visão empreendedora no estudante.
  • D Laicidade do Estado e competitividade empresarial.
  • E Democracia na educação e metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Considerando-se o Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos ______________, _____________ e ____________ garantidos na Constituição e nas leis.

  • A civis | humanos | sociais
  • B ativos | digitais | políticos
  • C passivos | humanos | democráticos
  • D civis | passivos | humanos

Para traduzir o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos em práticas educativas voltadas para a construção de uma cultura de respeito e para a promoção dos direitos humanos na sociedade amapaense é necessário que a Secretaria de Estado de Educação proponha uma série de diretrizes e ações estratégicas como as exemplificadas a seguir, à exceção de uma, a qual está em desacordo com o prescrito no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Assinale-a. 

  • A Orientar a inclusão da educação em Direitos Humanos no processo de formulação e/ou reformulação dos Projetos Político Pedagógico das escolas.
  • B Fortalecer as ações da Cultura de Paz no ambiente escolar, voltadas para a vivência de Práticas Restaurativas em Direitos e Valores Humanos, com ênfase na comunicação não violenta, compaixão e justiça restaurativa.
  • C Enquadrar a educação de excepcionais no sistema geral de educação básica, a fim de capacitá-los para a integração na comunidade e garantir sua mobilidade e adaptação no âmbito escolar. 
  • D Realizar levantamento de bullying, racismo, homofobia e situações de violência presentes no ambiente escolar, bem como das necessidades específicas relacionadas à violação de direitos de grupos representativos de mulheres, quilombolas, Indígenas, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e outros.
  • E Garantir a perspectiva da educação em direitos humanos na implementação das diretrizes da Base Curricular Amapaense para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e currículos prioritários, alinhando às especificidades da Educação Inclusiva, Educação Indígena, Educação Étnico Racial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.

Para promover a educação em direitos humanos, o Plano Nacionalde Educação em Direitos Humanos prevê uma série de açõesprogramáticas, entre as quais:
• Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio àpesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação emdireitos humanos; • Estabelecer políticas e parâmetros para a formaçãocontinuada de professores em educação em direitos humanos,nos vários níveis e modalidades de ensino; • Promover pesquisas em nível nacional e estadual com oenvolvimento de universidades públicas, comunitárias eprivadas, levantando as ações de ensino, pesquisa e extensãoem direitos humanos, de modo a estruturar um cadastroatualizado e interativo.
Pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, as açõesprogramáticas citadas são de competência da

  • A Educação Básica.
  • B Educação Profissionalizante.
  • C Educação Superior.
  • D Educação Não Formal.
  • E Educação Fundamental.

A educação em direitos humanos é uma educação que não acontece somente nos limites da sala de aula. Ela é um processo permanente, continuado e global voltado para uma mudança cultural, motivo pelo qual ela não é restrita a espaços formais de ensino.
Prevista pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a educação em direitos humanos em âmbito não formal

  • A estimula processos formativos de lideranças sociais para o exercício ativo da cidadania.
  • B depende da inserção da educação em direitos humanos nas diretrizes curriculares.
  • C promove o uso legal, legítimo, proporcional e progressivo da força, protegendo todos os cidadãos.
  • D inclui o tema dos direitos humanos nos projetos políticopedagógicos das escolas.
  • E garante o fortalecimento dos Conselhos Escolares como agentes promotores da educação em direitos humanos.