Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (Pedagogia)

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A Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia e Licenciaturas, afirma que para a atuação profissional do licenciado em Pedagogia é central:

  • A A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
  • B A pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse políticos e econômicos.
  • C O conhecimento da complexa organização dos processos educativos promovendo a articulação da formação para o mundo do trabalho.
  • D Um repertório de informações e habilidades composto em princípios éticos, sensíveis, teóricos e práticos para o desenvolvimento do sistema econômico da sociedade.
  • E Identificar na organização da escola a pertinência e relevância social dos sujeitos escolares com habilidades e competências para o mundo do trabalho.

A Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia e licenciaturas, afirma no art. 11 que: “As instituições de educação superior que mantêm cursos autorizados como Normal Superior e que pretenderem a transformação em curso de Pedagogia deverão elaborar novo projeto pedagógico, obedecendo ao contido nesta Resolução”.
Assinale a alternativa correta considerando as orientações presentes na Resolução.

  • A As habilitações em cursos de Pedagogia existentes entrarão em regime de extinção.
  • B O novo projeto pedagógico alcançará todos os alunos e turmas em andamento.
  • C As instituições deverão alterar seu projeto pedagógico para as turmas em andamento, estabelecendo todas as características correspondentes.
  • D As instituições poderão optar por introduzir alterações decorrentes do novo projeto pedagógico para as turmas em andamento, respeitando-se o interesse e os direitos dos alunos matriculados.
  • E O projeto pedagógico poderá ser encaminhado a qualquer tempo ao órgão competente do respectivo sistema de ensino.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (Parecer CNE / CP nº 5/2005), o perfil do graduado em Pedagogia deve contemplar:

  • A consistente formação teórica e diversidade de conhecimentos e práticas que se articulam ao longo do curso
  • B especialização em disciplinas pedagógicas do Ensino Médio e em processos educativos em espaços não escolares
  • C aptidão para a realização de pesquisascientíficas sobre gestão administrativa em órgãos públicos
  • D especialização em avançadas tecnologias da informação e supervisão de estagiários de Pedagogia Empresarial

A Resolução 2 CNE/CP define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada de Profissionais do Magistério para a Educação Básica. Com base na resolução, o(a) egresso(a) da formação inicial e continuada deverá possuir um repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, resultado do projeto pedagógico e do percurso formativo vivenciado cuja consolidação virá do seu exercício profissional, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, de modo a lhe permitir
I. o conhecimento da instituição educativa como organização complexa na função de promover a educação para e na cidadania. II. a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica. III. a atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de educação básica.
Assinale

  • A se todos os itens estiverem corretos.
  • B se somente o item I estiver correto.
  • C se somente o item II estiver correto.
  • D se somente os itens I e III estiverem corretos.
  • E se somente os itens II e III estiverem corretos

Sobre a estrutura e o currículo dos cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Mínimo, 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico, em cursos com duração de, no mínimo, 8 semestres ou 4 anos.
  • B 400 horas de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo.
  • C Apresentar 200 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes.
  • D Apresentar 400 horas dedicadas ao estágio não obrigatório, na área de formação e atuação na educação infantil, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição.