Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (Pedagogia)

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A Resolução CNE/CP n.º 01/2004 institui diretrizes para a educação das relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  • A O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e a valorização da identidade, da história e da cultura dos imigrantes no Brasil.
  • B Nos estabelecimentos de ensino superior, públicos e privados, é obrigatório, como componente curricular, o estudo da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana.
  • C O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e História do Brasil.
  • D A História e Cultura Afro-Brasileira e Africana será desenvolvida como disciplina específica no ensino médio e no ensino fundamental.
  • E Os alunos afro-brasileiros estão dispensados do estudo de temas de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

De acordo com a Lei nº 12.288/2010 — Estatuto da Igualdade Racial, quanto ao ingresso e à inclusão da população negra no mercado de trabalho, analisar os itens abaixo:
I. Objetiva-se eliminar as formas existentes de segregação e distinção racial. II. A igualdade de oportunidades se limita apenas a assegurar o direito de acesso ao trabalho, entretanto esquiva-se de fornecer qualificação profissional para a população negra. III. Uma das formas que viabilizam a contratação de pessoas negras na esfera privada se dá por meio de incentivos do governo ao contratante.
Estão CORRETOS:

  • A Todos os itens.
  • B Somente os itens I e II.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Somente os itens I e III.

De acordo com o MEC, sobre Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais, considerando a diversidade étnico-racial, sabe-se que existe uma concentração maior de crianças negras em instituições como creches:

  • A Particulares.
  • B Estaduais.
  • C Especiais para negros.
  • D Federais.
  • E Comunitárias e filantrópicas.
Eliane Cavalleiro (2018), importante pesquisadora sobre racismo na educação, em especial racismo na escola, afirma que o preconceito é um julgamento negativo, precipitado, que sinaliza intolerância, ódio irracional ou aversão a indivíduos pertencentes a uma mesma raça, religião ou gênero. Analise as afirmativas abaixo.
I. É improvável que professores demonstrem atitudes de racismo em sala de aula. II. Toda escola tem como papel pedagógico, desenvolver ações educativas para minimizar ou erradicar o preconceito racial. III. Na escola, por ser um espaço genuinamente educativo, atitudes de discriminação étnico racial ou de discriminação de gênero, são raras. IV. É papel da escola, promover um trabalho pedagógico antirracista que inclua famílias e comunidade.

Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas a afirmativa II está correta
  • B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
  • C Apenas a afirmativa III está correta
  • D Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • E Apenas a afirmativa I está correta
Em seu livro “Racismo Estrutural”, Silvio Almeida (2017) explica que o racismo é decorrência da estrutura da sociedade, pois expressa comportamentos individuais e processos institucionais demonstrados como algo normal, transformando o racismo em regra e não em exceção. Com base nesse conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) É comum observar no espaço escolar alunos brancos atribuírem aos alunos negros, apelidos depreciativos e/ou ofensivos. ( ) É comum observar no espaço escolar o silêncio ou introspecção de alunos quando sofrem racismo ou discriminação. ( ) É comum observar que o racismo é mais frequente nas escolas públicas em relação às escolas particulares. ( ) Racismo é crime, levando o praticante à reclusão de um a três anos, pagamento de multa e a pena é inafiançável.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
  • A V - F - V - F
  • B F - V - F - V
  • C F - F - V - V
  • D V - V - F - V
  • E V - V - V - F