Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (Pedagogia)

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Assinale a opção correta acerca do huka-huka, uma luta corporal tradicional dos povos indígenas.

  • A Trata-se de uma luta baseada em quedas, imobilizações e chaves com golpes traumáticos.
  • B Essa luta não possui simbolismo competitivo.
  • C Essa luta é praticada apenas por homens e em espaço reservado a eles.
  • D Nessa luta, não há prêmio para o vencedor, mas o seu reconhecimento e respeito de toda a comunidade.
  • E Essa luta não é considerada esporte, pois tem caráter ritualístico e se propõe a promover a cultura tribal.

A inclusão, no currículo oficial da rede de ensino, da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” é parte de uma política educacional

  • A colonial.
  • B pós-colonial.
  • C pré-colonial.
  • D decolonial.
  • E antecolonial.

Acerca da metodologia de ensino da língua francesa e de assuntos correlatos, julgue o item. 

A Educação de Jovens e Adultos, a Educação Indígena e a Educação Especial são exemplos de modalidades de educação do sistema educacional brasileiro. 

  • Certo
  • Errado

O “Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental” trata da Educação Indígena, com base na legislação superior para a referida modalidade.

A esse respeito, com base no texto do Referencial sobre Educação Indígena, avalie se a escola indígena deve ser:


I. específica e diferenciada.

II. bilíngue/multilíngue.

III. integral.

IV. Intercultural.


Estão corretos os itens

  • A I e II, apenas.
  • B III e IV, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.

De acordo com Parecer CNE/CEB nº 13, de 10 de maio de 2012, e Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012, que regulamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena nas suas diversas etapas e modalidades, a Educação Profissional e Tecnológica:

  • A Pode ser realizada em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, bem como com outras instituições ofertantes. Os cursos devem ser ofertados exclusivamente nas terras indígenas e deve articular os princípios da formação ampla e sustentabilidade socioambiental, considerando-se a forma de organização da sociedade nacional.
  • B Pode ser realizada em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, bem como com outras instituições ofertantes. Os cursos devem ser ofertados preferencialmente, nas terras indígenas, e deve articular os princípios da formação ampla, sustentabilidade socioambiental e respeito à diversidade dos estudantes, considerando-se as formas de organização das sociedades indígenas e suas diferenças sociais, políticas, econômicas e culturais.
  • C Pode ser realizada em parceria apenas com os Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia, com cursos ofertados exclusivamente nas terras indígenas, e deve articular os princípios da formação ampla, sustentabilidade socioambiental e respeito à diversidade dos estudantes, considerando-se as formas de organização das sociedades indígenas e suas diferenças sociais, políticas, econômicas e culturais.
  • D Pode ser realizada em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, bem como com outras instituições ofertantes, preferencialmente, com cursos ofertados nas terras indígenas, com organização didático-pedagógica de responsabilidade exclusiva da instituição parceira e deve articular os princípios da formação ampla e sustentabilidade socioambiental, considerando-se a forma de organização da sociedade nacional.
  • E Pode ser realizada apenas com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, preferencialmente, com cursos ofertados nas terras indígenas, mediante demanda local, com organização didático-pedagógica de responsabilidade exclusiva da instituição parceira.