Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (Pedagogia)

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Sobre a obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica, de acordo com Parecer CNE/CP nº 003/2004, assinalar a única alternativa INCORRETA:

  • A Trata-se de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano, trazendo o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural africana.
  • B Aos estabelecimentos de ensino, está sendo atribuída responsabilidade de acabar com o modo falso e reduzido de tratar a contribuição dos africanos escravizados e de seus descendentes para a construção da nação brasileira.
  • C O Brasil precisa de organizações escolares em que todos se vejam incluídos, em que lhes seja garantido o direito de aprender e de ampliar conhecimentos, sem serem obrigados a negar a si mesmos.
  • D Caberá aos administradores dos sistemas de ensino acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelas escolas, a fim de evitar que questões tão complexas sejam abordadas de maneira resumida e incompleta.

A inclusão, no currículo oficial da rede de ensino, da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” é parte de uma política educacional

  • A colonial.
  • B pós-colonial.
  • C pré-colonial.
  • D decolonial.
  • E antecolonial.

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, analisar a sentença abaixo:
As diretrizes são dimensões normativas, reguladoras de caminhos, embora não fechadas a que historicamente possam, a partir das determinações iniciais, tomar novos rumos (1ª parte). Diretrizes visam desencadear ações uniformes (2ª parte). Na medida em que procedem de ditames constitucionais e de marcos legais nacionais, na medida em que se referem ao resgate de uma comunidade que povoou e construiu a nação brasileira, as diretrizes atingem o âmago do pacto federativo (3ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
  • D Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
  • E Totalmente incorreta.

A legislação brasileira garante autonomia para as escolas indígenas, comunitárias e quilombolas manterem suas tradições e identidades. Nesse sentido, é correto a afirmar sobre o papel destas instituições:

  • A Introdução de novos saberes no cotidiano destas populações para ampliar seu conhecimento sobre o mundo, seu ambiente natural e cultural, assim como novas práticas ambientalmente sustentáveis.
  • B Flexibilizar o calendário escolar, das rotinas e atividades, tendo em conta as diferenças relativas às atividades econômicas e culturais, mantido o total de horas anuais obrigatórias no currículo.
  • C Reafirmação do pertencimento étnico, no caso das comunidades quilombolas e dos povos indígenas, mas adaptando paulatinamente sua língua materna às diretrizes nacionais, como elementos importantes de construção da identidade.
  • D Trabalhar o reconhecimento dos limites de seus modos próprios de vida, suas culturas, tradições e memórias coletivas, frente às necessidades de adaptarem ao mundo em transformação.

Analise as afirmativas a seguir em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.


I. A Educação Escolar Quilombola não deverá fugir do debate da diversidade religiosa e da forma tensa como as escolas lidam com o tema. O currículo não deve privilegiar um credo em detrimento de outro.

II. A Educação Escolar Quilombola requer pedagogia própria e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a Base Nacional Comum Curricular e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira.

III. A avaliação na Educação Escolar Quilombola deve estar associada aos processos de ensino e aprendizagem próprios, reportando-se às dimensões de participação e de protagonismo quilombola.


Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.