Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Pedagogia)

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Os sintomas da dislexia podem ser identificados mais facilmente na infância, já que o distúrbio, nesta fase, é mais acentuado. Não é um deles:

  • A Atraso na habilidade de leitura.
  • B Comprometimento da fala.
  • C Desenvolvimento precoce do aprendizado da fala.
  • D Dispersão.

A redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos, previstas na Constituição Federal brasileira, são compromissos a serem perseguidos pelos sistemas de ensino e pelos professores também na Educação Infantil.
Em decorrência disso, os objetivos fundamentais da educação infantil serão efetivados se as creches e pré-escolas cumprirem plenamente sua função

  • A sociopolítica e pedagógica.
  • B educativa compensatória.
  • C de superar as deficiências emocionais dos alunos.
  • D de preparar os alunos para o ensino fundamental.
  • E de ensinar efetivamente a leitura e a escrita.

Conforme a LDB, a avaliação escolar na educação infantil

  • A deve ocorrer por meio de acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção.
  • B não se aplica em razão da natureza do trabalho em que o foco são os cuidados com a criança e não a aprendizagem.
  • C deve ocorrer por meio de avaliações semestrais baseadas nos objetivos cognitivos, afetivos e psicomotores.
  • D deve ser classificatória para fins de compensar carências sociais, afetivas e intelectuais, indicando os avanços obtidos.
  • E deve ocorrer como acompanhamento ao desenvolvimento das crianças e por testes, para verificar a prontidão necessária ao ingresso no 1° ano.
O processo de alfabetização muitas vezes esteve associado a uma visão relacionada à aquisição individual da técnica do ato de ler e escrever, isto é, a aprendizagem do alfabeto para a formação de palavras e frases.
Contrários às ideias acima, teóricos críticos afirmam que
  • A é acertado levar a criança a decodificar os códigos da língua escrita para depois ensiná-la a interpretar a mensagem do texto.
  • B não se trata de primeiro alfabetizar-se e depois aprender a ler o mundo; linguagem e realidade estão intimamente entrelaçadas.
  • C uma alfabetização completa exige primeiramente trabalhar a prontidão do aluno para depois se dar a aprendizagem da escrita e da oralidade.
  • D pensar na leitura de mundo antes da leitura da palavra é um pressuposto falso, pois é a leitura da palavra que fornece as condições para a interpretação da realidade.
  • E problematizar a realidade da comunidade escolar leva a criança a desviar a atenção ao aprendizado da língua escrita.

Com relação à autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação de suas crianças, as propostas pedagógicas para os povos que optaram pela Educação Infantil devem:
I. proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e as memórias de seu povo. II. reafirmar a identidade étnica e a língua materna como elementos de constituição das crianças. III. adequar calendário, agrupamentos etários e organização de tempos, atividades e ambientes de modo a atender às demandas de cada povo indígena. IV. compatibilizar a educação tradicional oferecida nas escolas urbanas com as práticas socioculturais da comunidade.
Está correto o que se afirma em

  • A I, III e IV, apenas.
  • B II, III e IV, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D I, II e III, apenas.
  • E I, II, III e IV.