Questões de Discurso, Retórica e Argumentação (Relações Públicas)

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Com base no Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, assinale a alternativa correta acerca das relações políticas e do exercício do lobby.

  • A No exercício do lobby, o profissional de relações públicas tem a obrigação de servir imparcialmente à justiça, exceto quando um colega for parte envolvida na questão.
  • B É vedado ao profissional de relações públicas identificar quem ele representa no exercício do lobby em âmbito municipal ou estadual.
  • C O aprimoramento de novas técnicas de debates é função obrigatória do profissional de relações públicas.
  • D Não consta do referido Código sessão específica referente ao exercício do lobby.
  • E De acordo com o referido Código, uma vez que o trabalho de relações públicas se baseia nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, atividades de lobby não podem ser ligadas a interesses privados.

Enquanto canais de relacionamento com o consumidor, o serviço de atendimento ao cliente (SAC) e o ombudsman são serviços diferentes, mas complementares. A respeito desses serviços, assinale a alternativa correta.

  • A Ao SAC compete representar o consumidor dentro da organização, defendendo os interesses dele, enquanto o ombudsman tem o papel de ouvir as reclamações.
  • B O ombudsman é uma função mais conhecida dentro de uma organização que o SAC e tende a ouvir o cliente antes que a reclamação chegue ao SAC.
  • C Ao ombudsman normalmente cabe responder por problemas ligados ao consumo e aos serviços de interesses mercadológicos, sendo suas ações mais massificadas e pasteurizadas do que as do SAC.
  • D O ombudsman tem acesso às situações registradas pelo SAC, para poder propor soluções para as falhas, o aperfeiçoamento de produtos e de serviços e a melhoria no atendimento.
  • E O ombudsman geralmente está em departamentos de marketing ou em áreas comerciais, voltando suas atividades ao campo tático-operacional de contato com os consumidores.

O conteúdo ocupa o centro da estratégia de comunicação. Mas muitos profissionais erram na escolha do canal. Para evitar isso, convém definir alguns itens antes de um conteúdo ser publicado. Sobre esses itens, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Inbound marketing, SEO, landing pages, automação de marketing.
  • B Branded content, propaganda, social media marketing
  • C Aumento de vendas, redução de custos, fidelização dos clientes.
  • D Relacionamento com os usuários, consolidação da marca, acesso a informações privilegiadas.
  • E Objetivos da comunicação, definição do público-alvo, produção do conteúdo, métricas.

Numa perspectiva mais abrangente, stakeholders são todos aqueles que afetam e são afetados pelas ações organizacionais; numa perspectiva mais restrita, stakeholders são aqueles grupos que contribuem de forma decisiva para a sobrevivência e o desempenho da organização.

ALMEIDA, A. L. de C; BERTUCCI, J. L. de O. Gestão estratégica de stakeholders: aspectos relevantes na definição de políticas de relacionamento. In: MARCHIORI, M. (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.


Na atualidade, em busca de relacionamento organizacional consistente, a política para classificação de stakeholders se estabelece da seguinte forma:

  • A rígida, pois o relacionamento com eles é perene
  • B flexível, pois o relacionamento com eles é dinâmico
  • C esporádica, pois o relacionamento com eles é ocasional
  • D circunstancial, pois o relacionamento com eles é momentâneo

Em termos gerais, a comunicação dirigida é aquela realizada com mensagens simples e eficientes para gerar efeitos desejados no público. Por exemplo, é possível solicitar a todos os funcionários de uma empresa que atualizem seus dados no departamento de recursos humanos com um aviso no contra cheque. Nesse caso, por conta do meio escolhido, a eficiência é potencializada porque

  • A funcionários costumam dar atenção apenas aos documentos relacionados com seus interesses pessoais e financeiros.
  • B a credibilidade do departamento de recursos humanos é capaz de atrair a atenção de todos os funcionários.
  • C documentos com efeito financeiro e fiscal possuem mais credibilidade do que comunicados diretos com instrumentos de uso diário, como o e-mail.
  • D o instrumento contra cheque alcança a totalidade dos funcionários, seja por leitura de conferência de valores ou pela exposição no papel entregue após assinatura de recebimento.
  • E o uso do contra cheque poupa investimentos, tornando sua eficiência maior do que instrumentos que demandam uso de recursos materiais, como jornal, mural, memorandos por escrito etc.