Questões de Documentos e Relatórios (Auditoria)

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Em relação aos papéis de trabalho, analise os exemplos a seguir:
I. organograma II. documentos do planejamento III. relatos de visitas ou inspeções realizadas IV. fluxograma de procedimentos operacionais V. relatórios de auditoria de exercícios anteriores VI. solicitações de auditoria e as respectivas respostas
Assinale a opção que indica apenas os papéis de trabalho classificados como correntes.

  • A I, IV e V.
  • B I, V e VI.
  • C II, III e IV.
  • D II, III e VI.
  • E II, V e VI.

Acerca do relatório de auditoria interna nos termos da NBC TI 01:

  • A Deve ser feito público tão logo apresentado, vedada a confidencialidade do conteúdo.
  • B Pode ser emitido parcialmente, desde que exista providência imediata a ser adotada pela administração da entidade.
  • C Deve ter assegurada a confidencialidade de conteúdo, vedada a entrega a pessoa diversa daquela que tenha solicitado o trabalho de auditoria, ainda que por ela autorizada.
  • D Não deve ser antecipado parcialmente, mesmo que sob alegação de que exista providência que não possa aguardar a conclusão dos exames.
  • E Não constitui espaço adequado para abordar a metodologia que foi adotada.

Acerca da juntada de análises ou demonstrações aos papéis de trabalho do auditor interno,

  • A é possível, sem reservas.
  • B não é possível, pois estes cingem-se exclusivamente aos documentos legais e à opinião de auditoria.
  • C é possível, mesmo que não possam ter sua integridade verificada, desde que sirvam para dar suporte a opinião, críticas, sugestões ou recomendações.
  • D não é possível, se não forem de elaboração do próprio auditor.
  • E é possível, desde que tenham sua integridade verificada.

A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem:

1. Avaliar se o clima organizacional da entidade é propício para a inovação e se há incentivos à quebra de paradigmas.
2. Determinar oportunidades de investimentos em outras empresas ou de aquisição de concorrentes.

3. Permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho.
4. Manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

Uma empresa reapresentou valores em decorrência da adoção de novos pronunciamentos contábeis e o auditor emitiu em seu relatório de auditoria as seguintes informações: “Em nossa opinião, as demonstrações financeiras apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira, individual e consolidada, da empresa XYZ em 31 de dezembro de 20XX, o desempenho individual e consolidado de suas operações e os seus respectivos fluxos de caixa individuais e consolidados para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com as normas internacionais de relatório financeiro. Conforme mencionado na nota explicativa X, em decorrência da adoção dos novos pronunciamentos contábeis, os valores correspondentes, individuais e consolidados, relativos aos balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 20XX e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido, dos fluxos de caixa e do valor adicionado para o exercício findo nessa data, apresentados para fins de comparação, foram ajustados e estão sendo reapresentados”.
Dessa forma, o auditor emitiu uma opinião:

  • A com ressalva;
  • B negativa;
  • C modificada;
  • D adversa;
  • E com parágrafo de ênfase.