Questões de Durkheim (Pedagogia)

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Émile Durkheim, considerado um dos fundadores da sociologia, é também um dos teóricos fundamentais da educação na modernidade.
Segundo a sua concepção da relação entre educação e sociedade, a educação é um(a):

  • A elemento superestrutural de manutenção da hierarquia social conforme a ideologia da classe dominante;
  • B forma de reprodução da coesão social por meio da transferência de um patrimônio cultural entre gerações;
  • C mecanismo de racionalização que qualifica os indivíduos para funções na burocracia administrativa;
  • D meio de enriquecimento das experiências individuais para a criação de um ambiente plural e democrático;
  • E instrumento de conscientização crítica que visa impulsionar a transformação de estruturas sociais injustas.
Em cada aluno há dois seres inseparáveis; porém, distintos. Um deles seria o que o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) chamou de individual. Tal porção do sujeito, o jovem bruto, segundo ele, é formada pelos estados mentais de cada pessoa. O desenvolvimento dessa metade do homem foi a principal função da educação até o século XIX. (...) “Ele ampliou o foco conhecido até então, considerando e estimulando também o que concebeu como o outro lado dos alunos, algo formado por um sistema de ideias que exprimem, dentro das pessoas, a sociedade de que fazem parte”, explica Demerval Saviani. Acerca das ideias do sociólogo francês Émile Durkheim, está correto o que se afirma em:
  • A A educação, enquanto racionalidade instrumental de dominação burocrática, era fonte de um novo princípio de controle, sendo fator de seleção e estratificação social.
  • B A burguesia utilizava a educação como forma de reprodução ideológica dos seus interesses, podendo ter o papel de reproduzir a opressão ou propiciar a emancipação do indivíduo (libertação).
  • C Sua corrente foi fundamental para grandes mudanças sociais ocorridas ao longo do século XX. Ela tem suas bases no socialismo científico e no materialismo histórico e dialético. A principal característica desse pensamento é a teoria do conflito.
  • D Defende o argumento de que a educação se organiza enquanto instituição para realizar uma função moralizadora da sociedade, sendo responsável por imprimir no homem um conjunto de valores, comportamentos, regras e atitudes que são indispensáveis para a coesão social.

Nas palavras de Durkheim (considerado o pai da Sociologia), "a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto". Tais exigências, com forte influência no processo de ensino, estão relacionadas à religião, às normas e sanções, à ação política, ao grau de desenvolvimento das ciências e até mesmo ao estado de progresso da indústria local.

Durkheim sugeria que a ação educativa funcionasse de forma normativa. A criança estaria pronta para assimilar conhecimentos - e o professor bem preparado, dominando as circunstâncias. "A criança deve exercitar-se a reconhecer [a autoridade] na palavra do educador e a submeter-se ao seu ascendente; é por meio dessa condição que saberá, mais tarde, encontrá-la na sua consciência e aí se conformar a ela".

O sociólogo francês foi criticado por Jean Piaget (1896- 1980) e Pierre Bourdieu (1930-2002), defensores da ideia de que a:

  • A educação da criança não visa prepará-la para a escola, mas para a vida, por isso devemos formatá-la para que se socialize e se adeque à sociedade.
  • B criança determina seus juízos e relações apenas com estímulos de seus educadores, sem que estes exerçam, necessariamente, força autoritária sobre ela.
  • C construção da liberdade pela criança, deve vir à tona, com a orientação de um adulto capacitado, de forma ordenada e em um ambiente preparado para ela.
  • D criança em desenvolvimento, por vezes, precisa de silêncio e solidão, pois está tentando absorver tudo o que seu corpo e seu intelecto exigem.
  • E mente da criança está pronta para absorver tudo o que vier do ambiente, ela aprende quase sem ser ensinada; aprende, inclusive, a viver socialmente.

Durkheim, importante sociólogo e pai da sociologia da educação, afirmava que a construção do ser social se dava com a assimilação de princípios morais, religiosos e éticos. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". A partir da afirmação, analise as afirmativas sobre do ideário do autor e identifique as corretas:
I- Para esse autor, o estudo da sociedade é demarcado pelos fatos sociais entendidos como “coisas”, ou seja, fatos exteriores aos indivíduos, de caráter objetivo e que obedecem a leis gerais. II- Possuía uma concepção positivista de sociedade para qual os indivíduos deveriam se moldar e não transformar. III- A teoria durkheimiana de educação é conservadora estabelecendo diferenciação entre os papéis sociais e o tipo de educação. IV- Para o autor, cada sociedade considerada em momento determinado de seu desenvolvimento possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível.
Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • E Todas as afirmativas estão corretas.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas:
Na concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana.
I - A construção do ser social, é feita em boa parte pela educação. II - É a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. III - O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela. IV - As consciências individuais são inatas.
  • A Apenas as afirmativas I, II e IV.
  • B Apenas as afirmativas I, III e IV.
  • C Apenas as afirmativas II, III e IV.
  • D I, II, III e IV.
  • E Apenas as afirmativas I, II e III.