Questões de Edificações Contemporâneos (Arquitetura)

Limpar Busca
Baseando-se nas propostas estabelecidas pela Carta de Machu Picchu, durante as últimas décadas, para a arquitetura contemporânea o problema principal:
  • A É não se colocar de acordo com as necessidades fundamentais dos homens.
  • B É não pensar o indivíduo enquanto sujeito principal para a valorização do patrimônio.
  • C Não é mais setorizar, mas pensar a cidade enquanto conjunto econômico, social e político.
  • D Não é mais o jogo visual de volumes puros, mas a criação de espaços sociais para neles se viver.
  • E É difundir os modelos de gestão de financiamento de planos e projetos pertinentes dentro do campo do patrimônio cultural.

No contexto da arquitetura do novo milênio, o debate holandês se dá em torno de escritórios como o OMA, o MECANOO e o MVRDV, entre outros. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) O grupo OMA, liderado por Rem Koolhas, tem o hábito de fazer com que a atividade prática seja acompanhada de uma posição teórica, que ilustra e até substitui o trabalho especializado. ( ) Os projetistas que lideram o grupo MECANOO passam diretamente dos estudos universitários à atividade profissional, sem um programa pré-definido, ao vencerem como estudantes um concurso para moradias em Roterdã. ( ) O escritório MVRDV em sua design philosophy busca a uniformidade e distingue as categorias disciplinares e mantém a coesão, empregando em seu trabalho o menor número possível de contribuições e colaborações. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A V – V – V.
  • B V – F – V.
  • C F – V – V.
  • D V – V – F.
  • E F – V – F.

A respeito da significativa produção arquitetônica das últimas duas décadas, o arquiteto e crítico Josep Maria Montaner identifica que a importância outorgada aos sentidos, à percepção e à experiência humana associa-se a uma visível aproximação da arquitetura à corrente filosófica da fenomenologia, e que se reflete sobretudo nas obras de

  • A Steven Holl e Peter Zumthor.
  • B Rafael Moneo e Lacaton & Vassal.
  • C BIG e Giancarlo Mazzanti.
  • D Zaha Hadid e Frank Gehry.
  • E Álvaro Siza e MRDV.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

O projeto do Museu do Amanhã foi norteado pelos critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social.


Uma medida sustentável adotada no Museu do Amanhã que não se aplica às condições atuais brasileiras, sejam elas climáticas, ambientais, arquitetônicas, técnicas, estruturais e/ou sociais, é

  • A captar a água da chuva pela cobertura e utilizá-la como complemento para a irrigação dos jardins, as descargas dos vasos sanitários e a lavagem dos pisos das áreas molhadas.
  • B captar energia solar por meio de cobertura móvel que possui grandes estruturas de aço e serve de base para as placas de captação de energia, que se movimentam como asas, ao longo do dia, para acompanhar o posicionamento do sol.
  • C reduzir o uso de água potável através da captação da água da Baía de Guanabara, com a finalidade de abastecer o sistema de refrigeração do condicionamento de ar que, depois, é reutilizado no espelho d’água.
  • D captar energia solar por meio dos painéis fotovoltaicos que a transformam em energia elétrica; grande parte dessa energia elétrica é utilizada no Museu e o restante é devolvido à concessionária e convertido em bônus para o consumo elétrico no mês seguinte.

Toda a estrutura da edificação foi executada em concreto, exceto a cobertura. As estruturas da cobertura transformam-se em elementos esculturais de grande apelo estético, compostas por 48 peças metálicas distribuídas em 338 metros de comprimento e 20 metros de altura, totalizando 15 mil metros de área construída. Com relação à concepção estrutural e às suas técnicas construtivas, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.


( ) Estruturas extensas como as do Museu do Amanhã devem ser fabricadas com contraflecha, para que, depois do descimbramento, o formato tenha as linhas retas desde o ponto único onde ficam apoiadas.

( ) Em sistemas estruturais como os do Museu do Amanhã, é necessário criar muitos enrijecimentos localizados, para evitar a flambagem em vários pontos da estrutura.

( ) Estruturas de aço patinável devem ser evitadas nesse tipo de edificação, em função do risco de corrosão e da baixa resistência.

( ) Trata-se de um projeto com estrutura em concreto convencional que dá forma aos elementos curvos, projetado para sustentar a estrutura metálica da cobertura, de alta resistência mecânica.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

  • A (V); (F); (V); (F).
  • B (F); (V); (V); (F).
  • C (V); (F); (F); (V).
  • D (V); (V); (F); (V).