Questões de Educação a Distância – Decretos e portarias (Pedagogia)

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Marcelo está matriculado em um curso na modalidade de Educação a Distância (EaD), em uma instituição que possui uma plataforma própria para o compartilhamento do seu material audiovisual. Entretanto, essa plataforma tem apresentado problemas frequentes de acesso, o que prejudica sua interação e seu processo de aprendizagem.
No que se refere aos macrofatores da EaD segundo a Teoria da Distância Transacional, trata-se de um problema de:

  • A flexibilidade;
  • B estrutura;
  • C diálogo;
  • D sistema;
  • E autonomia.
O Decreto nº 9.057/2017, que regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394/96 legitima a Educação a Distância (EAD) como uma modalidade educacional, na qual a mediação didáticopedagógica oportunize um processo de ensinoaprendizagem de qualidade. Em relação à modalidade EAD, é correto afirmar que: 
  • A as instituições que oferecem a modalidade EAD deverão considerar um currículo reduzido em relação ao ensino presencial, pois a escolha por essa modalidade é a falta de tempo para cumprir todas as exigências das disciplinas
  • B poderá ser oferecida na Educação Básica e Ensino Superior, observadas as condições de acessibilidade que devem ser asseguradas nos espaços e meios utilizados
  • C será autorizado por meio de Polo vinculado à instituição de ensino superior, podendo também optar pelo ensino presencial do curso no mesmo Polo
  • D as condições de acessibilidade nos Polos são opcionais, visto que o ensino será à distância, o que desobriga a adaptação da infraestrutura
  • E a modalidade está disponível para os alunos do Ensino Fundamental que se julgarem aptos e comprometidos aos estudos à distância, tendo por obrigação realizar todas as atividades e avaliações solicitadas

Diante da necessidade de isolamento social, em função da pandemia mundial do covid-19, muitas escolas passaram a utilizar a educação a distância (EAD), inclusive na educação infantil. Acerca da EAD, assinale a alternativa correta.

  • A A EAD substitui integralmente a educação presencial, em todos os níveis educacionais.
  • B A grade curricular não deve sofrer nenhuma adaptação, a fim de que os alunos não tenham nenhuma perda de conteúdo.
  • C As aulas a distância devem ter a mesma carga horária das aulas presenciais.
  • D As crianças são as mais beneficiadas pela EAD, pois já aprendem a usar a tecnologia desde cedo.
  • E O uso da tecnologia, por si só, não consolida a entrada da educação na modalidade EAD. É preciso avançar na formação dos professores e no protagonismo do aluno em seu processo educacional.

Para implantar cursos superiores na modalidade de educação a distância (EaD), uma instituição de ensino superior (IES) precisa cumprir certas exigências do Ministério da Educação (MEC), comprovando apoio aos estudantes e capacidade de desenvolver atividades específicas.

Uma das exigências do MEC para autorizar a implantação de cursos superiores na modalidade EaD é que a IES apresente

  • A ambiente de correio eletrônico específico para essa modalidade, independentemente do existente na rede de computadores da instituição. 
  • B ambientes físicos descentralizados para atividades pedagógicas presenciais e administrativas relativas aos cursos ofertados nessa modalidade.
  • C espaço de dados em nuvem para estudantes dessa modalidade disponibilizarem e atualizarem seus currículos profissionais para estágios em empresas.
  • D conjunto de planos de contingência próprios para situações emergenciais, tais como falta de luz e dano ou acesso indevido a servidores de dados.
  • E conjunto de servidores que permitam acesso mais rápido para estudantes dessa modalidade poderem ver, acessar, inserir e modificar as novas lições de cada curso.
No ensino a distância, os aprendizes devem ter novas habilidades para serem capazes de estudar em ambientes informatizados de aprendizagem, característicos da sociedade da informação e do conhecimento: autodeterminação e orientação, capacidade de selecionar, de tomar decisões e de organização. Espera-se, também, novas atitudes e são propostas novas atividades nos ambientes de aprendizagem virtuais, como aprender de modo autônomo, desenvolver estratégia de estudo adequadas e utilizar e explorar os novos recursos de comunicação. São esperados, ainda, insights pedagógicos do aprendiz virtual, confiança no uso da tecnologia e motivação extra para os estudos. O ensino a distância exige, portanto, um aprendiz autônomo e independente, mais responsável pelo processo de aprendizagem e disposto à autoaprendizagem. Em EaD, um conceito bastante difundido e que reúne o significado da aprendizagem autodirecionada para a qual devem estar voltados os métodos de ensino é: 
  • A Autogogia.
  • B Hebegogia.
  • C Metagogia.
  • D Angragogia.
  • E Heutagogia.