Questões de Educação Corporativa (Gestão de Pessoas)

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O conceito de competência é crucial na educação corporativa, pois permite uma avaliação mais apropriada das características profissionais dos colaboradores em relação aos interesses da organização.
Em relação a esse conceito, analise as afirmativas a seguir.
I. As competências se manifestam na performance das pessoas em seu ambiente de trabalho. II. As competências priorizam as habilidades em detrimento dos conhecimentos e das atitudes. III. As competências são qualidades e talentos inatos de alguns indivíduos notáveis.
Está correto o que se afirma em:

  • A somente I;
  • B somente II;
  • C somente I e II;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.

Relacione as seguintes estratégias da Educação Corporativa com suas respectivas descrições.
I. Benchmarking II. Workshop III. Job Rotation IV. Mentoring
( ) Permite a execução de diversas atividades na organização e amplia a compreensão dos seus processos.
( ) É um processo de orientação individual que incentiva o acompanhamento do progresso pessoal.
( ) Observa práticas de outras organizações para aprendizado e adaptação às necessidades da própria empresa.
( ) Consiste em sessões de aprendizado prático com desenvolvimento de ações e geração de produtos.
A relação correta, de cima para baixo, é:

  • A IV – III – I – II;
  • B III – IV – I – II;
  • C I – III – IV – II;
  • D IV – I – III – II;
  • E III – I – IV – II.

Na gestão de pessoas em unidades de informação, a qualidade dos serviços prestados depende do aprimoramento dos profissionais de informação, evidenciando a necessidade de:

  • A atendimento rápido, dinâmico e interativo;
  • B comprometimento com a missão da instituição;
  • C investimento na educação continuada;
  • D uso do tempo para gerar vantagem competitiva;
  • E valorização do capital intelectual na organização.

A educação corporativa pode ser compreendida como um conjunto de práticas, estratégias e políticas de ensino-aprendizagem voltadas para os colaboradores de uma organização. Essas práticas surgem num contexto histórico específico, em que informação e conhecimento passam a ter outra importância no funcionamento social.
Nesse sentido, é correto afirmar que a educação corporativa parte da ideia de que o conhecimento:

  • A deve estar comprometido com valores humanísticos;
  • B precisa ser acompanhado de formação para a disciplina;
  • C passa a voltar-se para a diminuição das desigualdades;
  • D deve ser transmitido de modo mais lúdico;
  • E começa a ser visto como um recurso a ser gerido.

Existem muitas universidades, faculdades e institutos no Brasil que se encarregam da formação, em nível superior, para as carreiras de gestão, a exemplo do curso de administração de empresas, entre outros. No entanto o mercado percebe que cada empresa tem seu DNA exclusivo e que as universidades raramente conseguiram aprofundar os conhecimentos neste sentido particular de cada organização. Para isto as empresas desenvolveram um conceito que vem sendo aplicado no dia a dia empresarial e que aproxima os colaboradores deste DNA empresarial.
Que nome recebe este conceito?

  • A Criatividade
  • B Treinamento
  • C Desenvolvimento
  • D Educação corporativa
  • E Gestão do conhecimento