Questões de Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias (Pedagogia)

Limpar Busca
Sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), assinale a alternativa correta. 
  • A O PROEJA poderá abranger cursos e programas de educação profissional técnica de nível médio e de nível superior.
  • B Os diplomas de cursos técnicos de nível médio desenvolvidos no âmbito do PROEJA terão validade circunscrita aos estados da federação em que tenham sido expedidos.
  • C Os cursos do PROEJA, destinados à formação inicial e continuada de trabalhadores, deverão contar com carga horária mínima de quatro mil horas.
  • D Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante.
  • E O diploma conferido ao concluinte de curso de educação profissional técnica de nível médio, no âmbito do PROEJA, servirá para fins de atestar a conclusão do ensino médio, não se prestando para habilitação na respectiva área profissional.
Conforme dispõem as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, os cursos de qualificação profissional técnica e os cursos técnicos, na forma articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de EJA, devem assegurar para a Base Nacional Comum Curricular (2018) o mínimo de:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/Consed/Undime, 2018.
  • A 600 horas.
  • B 800 horas.
  • C 1.000 horas.
  • D 1.200 horas.
  • E 1.300 horas.

Acerca do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Marque a alternativa que julgar correta:

  • A As áreas profissionais escolhidas para a estruturação dos cursos do PROEJA serão, preferencialmente, as que maior sintonia guardarem com as demandas de nível local e regional, de forma a contribuir com o fortalecimento das estratégias de desenvolvimento socioeconômico e cultural.
  • B O acompanhamento e o controle social da implementação nacional do PROEJA será exercido por comitê nacional, com função deliberativa.
  • C A composição, as atribuições e o regimento do comitê nacional serão definidos conjuntamente pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
  • D As instituições ofertantes de cursos e programas do PROEJA poderão aferir e reconhecer, mediante avaliação conjunta, conhecimentos e habilidades obtidos em processos formativos escolares.
  • E Para os fins do Decreto nº 5.840 de 13 de julho de 2006, a rede de instituições federais de educação profissional não compreende a Universidade Federal Tecnológica do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica, as Escolas Técnicas Federais, as Escolas Agrotécnicas Federais, as Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais e o Colégio Pedro II.
O Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) foi criado para atender a oferta de educação profissional e técnica, numa demanda de jovens e adultos. Essa modalidade contempla as seguintes etapas:
I. Educação profissional integrada ao Ensino Médio. II. Qualificação profissional, incluindo a formação inicial e continuada integrada ao ensino fundamental. III. Educação Infantil ao Ensino Médio, integrado à Educação Profissional. IV. Ensino Profissional e Técnico, concomitante ao Ensino Superior.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas verdadeiras relacionadas ao PROEJA.
  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas a afirmativa III está correta
  • C Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
  • D As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
  • E Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

Considerando que as diferentes especificidades da EJA podem ser agrupadas em três dimensões: dimensão dos sujeitos da EJA; dimensão pedagógica; e dimensão político-administrativa, julgue os itens subsecutivos.
I A cultural e a social são especificidades referentes à dimensão pedagógica.
II Tempos diferenciados e espaços são especificidades referentes à dimensão pedagógica.
III Concepções de adulto, jovem e idoso são especificidades referentes à dimensão pedagógica.
IV Alimentação, transporte, material didático e estrutura física são especificidades referentes à dimensão pedagógica.
V A luta pelo direito à educação é uma especificidade referente à dimensão pedagógica.
Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas os itens II e III estão certos.
  • B Apenas os itens III e V estão certos.
  • C Apenas os itens I, II e III estão certos.
  • D Apenas os itens II, III e IV estão certos.
  • E Apenas os itens I, II, III e V estão certos.