Questões de Educação e Ludicidade (Pedagogia)

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Sobre jogos, brincadeiras e brinquedos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Cada contexto social constrói uma imagem de jogo conforme seus valores e modo de vida, que se expressa por meio da linguagem.
(_) O brinquedo supõe uma relação íntima com a criança e uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organizam sua utilização.

  • A C - C.
  • B E - E.
  • C E - C.
  • D C - E.
Conforme a legislação vigente sobre Educação Infantil, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as ___________________ e a ________________, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções:
  • A Aprendizagem e a acolhida.
  • B Necessidades e a tentativa.
  • C Interações e a brincadeira.
  • D Crianças e a aprendizagem.
  • E Práticas e a demanda.
Crianças de escola pública resgatam brincadeiras em livro em Campinas
Que Brincadeira é Essa!? foi escrito e ilustrado por dezenove alunos de seis a oito anos de idade. Bolinha de gude, carrinho de rolimã, pião e outros dezesseis jogos foram descritos.
    Para resgatar brinquedos e brincadeiras utilizados por crianças de décadas atrás, dois professores de uma escola pública do bairro Nova Sousa, em Campinas (SP), idealizaram um livro, que reúne a forma como crianças de seis a oito anos de idade de hoje entendem esses passatempos, considerados como ultrapassados na era digital. Que Brincadeira é Essa!? reúne dezenove diversões e foi publicado em novembro, com textos e desenhos dos próprios estudantes. Durante a produção, os jovens aprenderam a usar cada brinquedo e, como consequência, ganharam novas formas de integração social.     “Essas brincadeiras, diferentemente do videogame, estimulam, além da concentração, os exercícios físicos e a coletividade”, diz a professora Cristina Maria Campos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângela Cury Zákia. Ela e o professor de artes, Paulo César de Campos, desenvolveram a publicação com todos os alunos do 1.° ano do ensino fundamental. “Além da movimentação, tem a questão da disputa. Nos jogos eletrônicos, há um vencedor, mas em muitas dessas brincadeiras antigas, como pular corda, é só uma diversão”, complementou o professor.     A produção começou em agosto, a partir de outro projeto desenvolvido por Cristina com os alunos. “Uma vez por mês, levo toda a turma à casa de uma das crianças e geralmente ouço dos pais que elas não brincam mais como antigamente”, afirma a professora. A partir daí, cada uma das brincadeiras foi ensinada pelos professores às crianças.     Depois do processo de aproximação com os brinquedos, cada criança escolheu uma brincadeira e a descreveu. A revisão dos textos foi feita pelo professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, João Wanderlei Geraldi. “Perguntei para ele [Geraldi] se deveria manter os termos usados, como ‘catar’. Ele me respondeu que sim, que isso é a linguagem dos alunos no texto. Depois, pediu para revisar todos”, explicou a professora, que é doutoranda pela universidade.
Internet:<http://g1.globo.com>  (com adaptações).



O ato de brincar é importante para o desenvolvimento infantil. Sendo assim, julgue os itens a seguir a respeito da prática dos professores apresentada na reportagem acima.


I A proposta dos professores está vinculada à concepção comportamental de aprendizagem, que a concebe como o resultado de um processo condicionado, em que as respostas ou reações são aprendidas por associação com os estímulos, após várias tentativas e erros.


II A proposta dos professores é um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem.


III A proposta dos professores valoriza o processo de ensino-aprendizagem por habilidades e competências, sem a aquisição de conteúdos.


IV A proposta dos professores prioriza o trabalho individual no processo de aprendizagem.


V A proposta dos professores está vinculada a concepções de teóricos da psicologia cognitiva, como, por exemplo, as desenvolvidas por Vygotsky.


VI A proposta dos professores proporciona situações imaginárias, em que ocorrerão o desenvolvimento cognitivo e, também, uma fácil interação com outras pessoas, que contribuirão para a construção do conhecimento.


Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas os itens I, III e VI estão certos.
  • B Apenas os itens II, V e VI estão certos.
  • C Apenas os itens I, II, III e VI estão certos.
  • D Apenas os itens I, II, IV e VI estão certos.
  • E Apenas os itens II, III, V e VI estão certos.

O aperfeiçoamento das habilidades motoras tem seu aprimoramento por meio dos jogos e das brincadeiras. Considerando que um bom desempenho motor depende do domínio do corpo em um meio, logo, a aprendizagem motora é vista como um aspecto funcional estimulado pelo ambiente no qual o aluno está inserido.
Esse processo de desenvolvimento motor é

  • A acelerado e intenso, presente nos primeiros anos de vida até a fase da adolescência.
  • B acelerado e agudo, presente apenas na fase infantil da criança.
  • C demorado e contínuo, que começa nos primeiros anos de vida até chegar à fase adulta.
  • D demorado e intermitente, com intervalos do nascimento aos 14 anos de idade, reiniciando na fase adulta até a terceira idade.

O monitor de recreação deve conhecer as diversas formas de como um jogo ou uma brincadeira ocorrem e suas modalidades, para poder ajudar na elaboração de situações que atendam objetivos específicos a cada público, tipo de atividade realizada e características do local em que trabalha.
Analise as afirmativas a seguir, relacionadas às diferenças entre jogo e brincadeira.
I. A brincadeira não tem final predeterminado. Ela prossegue enquanto tiver motivação e interesse dos participantes. II. O jogo sempre tem o seu final previsto, quer seja por pontos, por tempo, por número de repetições ou por tarefas cumpridas. III. Na brincadeira, sempre há um vencedor, podendo, em alguns casos, apresentar empate no resultado final. IV. Os jogos são livres, podendo ter ou não regras. Por serem desvinculados de padrões, apresenta consequências imprevisíveis.
Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D III e IV, apenas.