Questões de Educação Física no Ambiente Escolar (Educação Física)

Limpar Busca

No que se refere à prática do esporte no ensino médio, assinale a alternativa incorreta.

  • A Não é possível pensar o esporte sem se incluir as capacidades físicas de rendimento, que são: força; velocidade; resistência; e flexibilidade.
  • B Essa é a melhor fase de aprendizado e deve ser aproveitada com exercícios variados, abrangentes e direcionados para a consolidação de uma técnica esportiva superficial e, se possível, mais refinada.
  • C Nessa fase, um grande aumento da força e a grande capacidade de memorizar movimentos fornecem condições ideais para o aprimoramento esportivo.
  • D Trata-se de uma fase cujo foco é a especificidade das modalidades esportivas.
  • E Busca-se o aperfeiçoamento físico, técnico e tático, e a estrutura formal das competições torna-se um atrativo considerável.

A respeito das competências específicas da educação física para o ensino fundamental, julgue os itens seguintes.

I Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia, e discutir posturas consumistas e preconceituosas são competências específicas da educação física no ensino fundamental. II Usufruir das práticas corporais de forma autônoma, para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, e ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde são competências específicas da educação física no ensino fundamental. III Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes são competências específicas da educação física no ensino fundamental. IV Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo, são competências específicas da educação física no ensino fundamental.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas o item IV está certo.
  • B Apenas os itens I e II estão certos.
  • C Apenas os itens I, II e II estão certos.
  • D Apenas os itens II, III e IV estão certos. 
  • E Todos os itens estão certos.

Um dos princípios didático-metodológicos norteadores para o ensino dos jogos coletivos é o da excelência. Assinale a alternativa que apresenta esse princípio.

  • A necessidade de ensinar esporte a todos, não discriminando, por exemplo, os que têm menos habilidades para o jogo
  • B possibilitar, na práxis pedagógica, o resgate de valores éticos, morais e críticos
  • C necessidade permanente de fazer com que os alunos gostem do esporte, para que o levem, assim, para o resto da vida
  • D ensinar bem a todos, pois não basta só ensinar
  • E tomada de consciência das ações, à medida que desenvolvam autonomia na vida e no esporte

Os conteúdos do esporte nas aulas de educação física e sua tematização devem existir a partir da compreensão do esporte como fenômeno sociocultural, de maneira que os alunos

  • A sejam considerados como sujeitos da prática pedagógica, e não como objeto.
  • B o façam acontecer apenas por sua ação motora.
  • C não o façam acontecer apenas por sua ação reflexiva.
  • D o façam como uma prática sistematizada de educação física.
  • E sejam apenas objeto de suas práticas.

À luz das correntes epistemológicas do conhecimento científico, várias foram as abordagens constituídas na educação física ao longo da sua história. Nesse contexto, é correto afirmar que a abordagem crítico-emancipatória surgiu com

  • A Jean Le Bouch e outros, em 1986.
  • B Go Tani, em 1988.
  • C Mauro Betti, em 1994.
  • D Elenor Kunz e outros, em 1994.
  • E Jocimar Daolio, em 1995.