Questões de Educação Nutricional (Nutrição)

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A educação nutricional é definida como parte da nutrição que orienta o indivíduo e/ou a população para o aprendizado, adequação e incorporação de hábitos nutricionalmente adequados. É uma das estratégias de ação em Saúde Pública. Sobre educação nutricional, assinale a alternativa correta.
  • A Pressupõe a heteronomia do cliente ou paciente
  • B Utiliza exclusivamente métodos objetivos de avaliação para a prescrição dietética
  • C Deve considerar representações sobre o comer e a comida, as atitudes e a valorização da alimentação para a saúde por parte do paciente
  • D Tem ênfase na mudança imediata das práticas alimentares e nos resultados obtidos por meio de dieta determinada pelo profissional
  • E O profissional responsável pela educação nutricional é uma autoridade cuja orientação deve ser seguida
Os programas de educação nutricional podem ser beneficiados caso considerem os diferentes estágios de mudança comportamental, levando em consideração que cada um deles corresponde a diferentes atitudes e percepções em torno da alimentação, nutrição e saúde. Com relação aos estágios de mudança, assinale a alternativa correta.
  • A No estágio de pré-contemplação o indivíduo começa a considerar a necessidade de mudar o comportamento alimentar em algum ponto do futuro
  • B No estágio de contemplação o indivíduo começa a considerar a necessidade de mudança imediata
  • C No estágio da ação o indivíduo ainda não está ciente dos custos e benefícios da mudança
  • D No estágio de manutenção o indivíduo não corre o risco de relapsos
  • E No estágio de preparação o indivíduo toma a decisão de mudar o seu comportamento

Acerca do câncer de mama e de temas correlatos, julgue o item seguinte.


A obrigatoriedade de identificação de açúcares totais e adicionais nas tabelas de informação nutricional dos alimentos embalados pode ajudar a reduzir o consumo de bebidas açucaradas e, consequentemente, colaborar para a prevenção do câncer.

  • Certo
  • Errado
Sobre a European Article Number - EAN no contexto da promoção das praticas alimentares saudáveis, é INCORRETO afirmar :
  • A O papel da promoção da saúde por conta de políticas publicas não consegue alcançar sua devida importância como uma estratégia fundamental para o enfrentamento dos problemas do processo saúde-doença-cuidado e da sua determinação. A direção, nesse caso, é o fortalecimento do caráter promocional e preventivo, contemplando o diagnóstico e a detecção precoce das doenças crônico-degenerativas e aumentando a complexidade do primeiro nível de atenção, elementos que ainda são considerados como desafios para o sistema de saúde.
  • B A (re)construção do conceito de promoção da saúde a partir de meados de 1970, destacando a importância das conferências internacionais sobre promoção da saúde. Para o autor, a promoção da saúde representa uma reação à acentuada medicalização da vida social, que tem tido um baixo impacto sobre as condições de vida. Promoção da saúde não é mais interpretada como apenas uma caracterização de um nível de atenção da medicina preventiva (o modelo da promoção, prevenção e recuperação da saúde construído, em 1965). Trata-se de um enfoque político e técnico em torno do processo saúde-doença-cuidado.
  • C A promoção da saúde é definida pela Carta de Ottawa dentro dessa concepção como "o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo". A elaboração e implementação de políticas públicas saudáveis, a criação de ambientes favoráveis à saúde, o reforço da ação comunitária, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a reorientação do sistema de saúde são os cinco principais campos de ações definidos na Carta de Ottawa.
  • D Nenhuma das alternativas.

A mudança comportamental é o maior desafio encontrado por profissionais de saúde. O conhecimento sobre práticas alimentares saudáveis não é suficiente para que haja mudanças efetivas no comportamento. Considerando-se os estágios de mudança comportamental, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Pré-contemplação

(2) Contemplação.

(3) Preparação.


( ) O indivíduo começa a considerar a necessidade de mudar em algum momento do futuro. Esse estágio é muito frequente e algumas vezes as pessoas ficam anos pensando sobre o assunto. Por exemplo, necessita fazer exercício.

( ) A pessoa toma a decisão de mudar de comportamento. Pode só planejar e não efetivar a ação. Por exemplo, caminhar uma hora após o trabalho ou procurar uma academia para matricular-se.

( ) O indivíduo não tem interesse em mudar o comportamento e não está pensando sobre o assunto. Por exemplo, não considera a importância de fazer exercício físico.

  • A 1 - 2 - 3.
  • B 3 - 2 - 1.
  • C 2 - 3 - 1.
  • D 2 - 1 - 3.