Questões de Educação para o trânsito (Legislação de Trânsito)

Limpar Busca

Uma das regras básicas que o socorrista deve observar em acidentes de trânsito, antes da chegada do socorro especializado, é:

  • A Não movimentar a vítima.
  • B Dar água para as vítimas.
  • C Identificar o responsável por causar o acidente.
  • D Retirar o capacete da vítima, quando motociclista.
Em acidentes de trânsito é muito comum o estado de choque hipovolêmico, causado por:
  • A Funcionamento inadequado do coração.
  • B Reação alérgica.
  • C Perda de sangue interno ou externo.
  • D Mal funcionamento do sistema nervoso.
  • E Ruptura ou quebra de osso.
Em acidentes de trânsito deve-se prestar algumas informações ao solicitar o serviço de resgate para atender as vítimas de um acidente de ônibus: 
I - Tipo do acidente, informação de forma técnica. II - Gravidade aparente do acidente. III - Número aproximado de vítimas envolvidas. IV - Nome da rua e número aproximado.
As informações que ajudarão a equipe a prestar um socorro mais adequado e eficiente está descritas em: 
  • A I, II e III.
  • B I, II, III e IV.
  • C II, III e IV.
  • D II e III.
  • E I e IV.
A Educação Inclusiva é uma grande conquista, na medida em que vai na contramão de nosso passado histórico, definindo a deficiência como atributo que não pode ser descolado do contexto, uma vez que se dá na interação de uma pessoa que possui uma ou mais características que divergem do padrão com barreiras. Em outras palavras, a deficiência − seja ela de que ordem for − só existe na relação com um mundo repleto de impedimentos para a plena inclusão da pessoa que a possui. (Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br Acessado em: 13 out. 22)
Considerando que a pessoa com deficiência deve lidar com uma série de percalços no processo educativo, constituem barreiras enfrentadas no ambiente escolar por este público para uma efetiva inclusão:
I. [...] arquitetônicas (portas estreitas, banheiros não adaptados, por exemplo); urbanísticas (calçada desnivelada, falta de piso tátil e sinal sonoro em semáforos, entre outros).
II. [...] nos transportes (ausência de rampas e corrimão).
III. [...] na comunicação (ausência de libras, legendas, texto alternativo etc.).
Está correto o que consta de
  • A I, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D III, apenas.
  • E I, II e III.

A Constituição Federal de 1988 eleva a Educação ao patamar de Direito Social (artigo 6º − caput). Para tanto, além de proporcionar meios de acesso a ela (art 23, inc. V), o Constituinte também atribuiu responsabilidades aos atores sociais envolvidos neste fundamental processo de socialização. Segundo o artigo 205 − caput de nossa Carta Magna, a Educação, “direito de todos”, se constitui em:

  • A dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. 
  • B [...] dever exclusivamente do Estado, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade e da família.
  • C [...] dever exclusivamente da família, será promovida e incentivada com a colaboração do Estado e da sociedade. 
  • D [...] dever do Estado, da família, será promovida e incentivada com a parceria de instituições privadas e com o controle social externo.
  • E [...] dever da sociedade, será promovida e incentivada com a parceria de instituições privadas e com o controle social externo.