Questões de Educação, Sociedade e Prática Escolar (Pedagogia)

Limpar Busca

Considerando-se as formas de bullying (Bullying: Cartilha, 2010, p. 7), associe corretamente o comando à sua respectiva função.

COMANDOS 1 - Verbal 2 - Físico e material 3 - Psicológica e moral 4 - Sexual 5 - Virtual ou cyberbullying
FUNÇÕES ( ) humilhar, excluir, discriminar, chantagear, intimidar, difamar. ( ) bullying realizado por meio digital. ( ) insultar, ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos. ( ) abusar, violentar, assediar, insinuar. ( ) bater, empurrar, beliscar, roubar, furtar ou destruir pertences da vítima.
A sequência correta é

  • A 1, 3, 2, 5, 4.
  • B 2, 4, 5, 3, 1.
  • C 3, 5, 1, 4, 2.
  • D 4, 1, 3, 2, 5.
  • E 5, 2, 4, 1, 3.

De que maneira a prática escolar se distingue de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social?

  • A Distingue-se por constituir-se como uma ação de simples socialização e adaptação das crianças e dos adolescentes ao convívio social.
  • B Distingue-se por constituir-se como uma ação improvisada e espontânea que deve ser vivenciada a partir de conhecimentos que advêm, em especial, do senso comum.
  • C Distingue-se por constituir-se como uma ação semelhante a qualquer processo educativo não intencional, espontâneo e que preconize a socialização.
  • D Distingue-se por constituir-se como uma ação intencional, sistemática, planejada, continuada e embasada em teorizações científicas para crianças e jovens durante um período contínuo e extenso de tempo.
  • E Distingue-se por constituir-se como uma ação que visa, exclusivamente, à aquisição de conteúdos científicos e assimilação dos lugares sociais pautados pela economia vigente.

Julgue o item subsequente, com relação aos objetivos, às diretrizes e às bases da educação nacional. 
Constituindo o ensino religioso disciplina dos horários normais da escola pública, a dispensa dos alunos ficará a cargo do professor.

  • Certo
  • Errado

Considerando as finalidades da educação superior, analise os itens a seguir.
I. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
II. Atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares.
III. Promover ações de extensão, abertas à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.
IV. Estimular o conhecimento dos problemas do passado, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de harmonia.
São finalidades da educação superior

  • A I, II e III, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C I e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E III e IV, apenas

De acordo com Kruppa (2016), dentre as instituições sociais, destaca-se uma, primordial à vida em sociedade, que nem sempre é observada com atenção, embora seja uma das primeiras instituições com que o indivíduo se defronta. Essa instituição social a que se refere a autora é a:

  • A cultura.
  • B igreja.
  • C escola.
  • D família.
  • E linguagem.