Questões de Elaboração do Planejamento de Ensino (Pedagogia)

Limpar Busca

Para Drucker (apud REZENDE, 2008, p. 18), “o planejamento é o processo contínuo de tomar decisões atuais que envolvam riscos, organizar sistematicamente as atividades necessárias para execução dessas decisões e medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”. Como o planejamento está voltado para o futuro, a organização deve estar preparada permanentemente. Nesse sentido, Chiavenato (2006, p. 409) estabelece que “o planejamento é uma função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessárias para alcançá-lo adequadamente”.
(Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/206385/2/CST%20GP% 20-%20Planejamento%20-%20MIOLO.pdf.)

O planejamento, sob a abordagem de níveis hierárquicos, pode ser distinguido em três tipos: estratégico, tático e operacional, que estão relacionados aos níveis de decisão em uma pirâmide organizacional. Sobre o nível “estratégico”, assinale a afirmativa correta. 

  • A É desenvolvido por níveis organizacionais intermediários, cuja finalidade é o uso eficiente dos recursos disponíveis para a obtenção dos objetivos fixados.
  • B Afeta somente as unidades setoriais e pode ser considerado como a formalização, por meio de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas, ou seja, são estruturados os planos de ação.
  • C Está relacionado com os objetivos de mais curto prazo e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente parte da organização. Trabalha com decomposição de objetivos, estratégias e políticas estabelecidos nos demais planejamentos.
  • D Corresponde a um conjunto de partes homogêneas dos demais planejamentos que deve conter em detalhes para seu desenvolvimento e implantação, tais como os procedimentos básicos a serem adotados; os resultados finais esperados; os prazos estabelecidos; e, os responsáveis por sua execução e implantação.
  • E Está relacionado com os objetivos de longo prazo, com maneiras e ações que afetam toda a organização. Está sob a responsabilidade dos níveis mais altos da organização referente à formulação de objetivos e à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas/internas à instituição e sua evolução esperada.
Sobre o Planejamento, Luckesi (2011) afirma que o ato de planejar é um ato decisório político, científico e técnico. Político na medida em que se estabelece uma finalidade a ser construída. Científico, por garantir suporte para o encaminhamento de nossa ação tendo em vista a finalidade que estabelecemos. Técnico, se refere aos modos que vão mediar a decisão do processo de nossa ação. Com base neste conceito de Luckesi, assinale a alternativa relacionada ao Planejamento
  • A O planejamento é, necessariamente, registrar e preencher os formulários de maneira fidedigna ao que se realizou no ambiente escolar, pois, a partir desses registros é que serão tomadas decisões
  • B Planejar é uma ação subjetiva e individual, oportunizando o professor expressar seu ponto de vista com base em seus conhecimentos teóricos e prever a sua melhor forma de colocálos em prática
  • C O ato de planejar é um ato isolado, que possibilita que cada professor aja de uma maneira, deixando o aluno optar dentro da variabilidade de perspectivas de cada professor
  • D Um planejamento é construído coerentemente quando considera os três atos decisórios de forma distinta, pois são fatores dissociáveis na prática pedagógica
  • E O planejamento é um ato decisório da maior importância e deve ser efetivado dentro de um projeto coletivo dentro de uma perspectiva que se assuma ao proceder a educação e ao ensino
Planejar é sistematizar a prática docente no que se refere ao currículo, aos sujeitos, o tempo e o espaço da ação pedagógica. O Planejamento é uma forma de organização do trabalho pedagógico. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) É necessário que haja flexibilidade no que diz respeito a uma postura aberta à correção, ao diálogo, às avaliações e ao replanejamento do percurso. ( ) O planejamento traz responsabilidades e exigências determinadas pela gestão, que precisam ser cumpridas nos prazos estabelecidos para que a escola caminhe num só ritmo. ( ) É desnecessário valorizar tanto o planejamento, visto que o contexto é que vai nortear a prática pedagógica. ( ) É fundamental planejar para que o professor possa prever de que forma trabalhará os conteúdos, no tempo que usará, nas avaliações que aplicará de acordo com os objetivos estabelecidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - F - F
  • B V - F - F - V
  • C V - F - V - V
  • D F - V - V - V
  • E F - V - V - F

Quanto ao planejamento de ensino, julgue os próximos itens.
I Como estratégia de política cultural, o planejamento caracteriza-se como uma prática que questiona (de forma hipercrítica) os discursos culturais que moldam as experiências, as relações, os gestos e os gostos cotidianos.
II Em uma perspectiva tradicional, o planejamento de ensino confere maior eficiência às atividades educacionais, visando ao alcance das metas estabelecidas em determinado prazo.
III A perspectiva crítico-dialética do planejamento adota o diálogo como estratégia de mudança da educação escolar, valorizando a participação, o poder coletivo e a formação da consciência crítica a partir da reflexão sobre a prática transformadora.
IV Quando o planejamento de ensino é um roteiro aplicado a qualquer realidade, um guia sempre retomado, servindo para anos e anos, é associado a uma concepção tecnicista de planejamento.
A quantidade de itens certos é igual a

  • A 0.
  • B 1.
  • C 2.
  • D 3.
  • E 4.

Quando se fala em planejamento no ambiente escolar, questionamentos acerca da real necessidade dessa atividade são feitos pelos profissionais da educação. Uma das críticas é a introdução de mais uma prática burocrática na escola. Entretanto, autores como Libâneo reforçam a importância do planejamento, visto que se trata de um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Acerca dos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
I É preciso que o professor tenha conhecimento a respeito do assunto a ser ensinado e domine o método que usará para ensinar, independentemente do aluno para quem ensinará.
II O professor deve, primeiramente, realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos que favoreça a obtenção de informações, visando à construção de um planejamento eficaz.
III Uma análise sobre o planejamento ajuda a compreender a relação existente entre a teoria e a prática desenvolvidas nas escolas.
IV As dificuldades dos professores em planejar suas aulas estão relacionadas a uma formação teórica metodológica consistente.
Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas os itens I e II estão certos.
  • B Apenas os itens II e III estão certos.
  • C Apenas os itens III e IV estão certos.
  • D Apenas os itens I, II e III estão certos.
  • E Apenas os itens II, III e IV estão certos.