Questões de Em Busca da Verdade (Filosofia)

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A correspondência entre a subjetividade cognitiva do intelecto humano e os fatos, eventos e seres da realidade objetiva é denominada:

  • A Conhecimento.
  • B Prova.
  • C Casualidade.
  • D Verdade.
  • E Dedução.

Segundo Leonardo Boff, “Fundamentalismo representa a atitude daquele que confere caráter absoluto ao seu ponto de vista. Sendo assim, imediatamente surge grave consequência: quem se sente portador de uma verdade absoluta não pode tolerar outra verdade, e seu destino é a intolerância. E a intolerância gera o desprezo do outro, e o desprezo, a agressividade, e a agressividade, a guerra contra o erro a ser combatido e exterminado”. Um dos fatores que mais geram discussões e conflito, seja entre as pessoas, seja entre as nações, é saber quem está com a razão em determinados assuntos. E isso está relacionado intimamente a como uns se posicionam perante os outros e a nós mesmos.
Em relação ao conceito de verdade, pode-se afirmar:

  • A A única verdade absoluta e inquestionável que existe, no âmbito do conhecimento humano, é a verdade científica.
  • B As ciências naturais e a matemática são saberes superiores às ciências humanas por admitirem apenas uma verdade.
  • C O fundamentalismo é uma característica inerente apenas às religiões, que defendem seus dogmas através das verdades absolutas.
  • D As religiões não têm verdades, devido ao fato de suas crenças serem uma questão de fé e não poderem ser comprovadas cientificamente.
  • E O conceito de verdade absoluta pode gerar intolerância, discriminação e preconceito contra o pensamento divergente.

Jamais deixou de haver sangue, martírio e sacrifício, quando o homem sentiu a necessidade de criar em si uma memória; os mais horrendos sacrifícios e penhores, as mais repugnantes mutilações (as castrações, por exemplo), os mais cruéis rituais, tudo isto tem origem naquele instinto que divisou na dor o mais poderoso auxiliar da memória.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.


O fragmento evoca uma reflexão sobre a condição humana e a elaboração de um mecanismo distintivo entre homens e animais, marcado pelo(a)

  • A racionalidade científica.
  • B determinismo biológico.
  • C degradação da natureza.
  • D domínio da contingência.
  • E consciência da existência.

Demócrito julga que a natureza das coisas eternas são pequenas substâncias infinitas, em grande número. E julga que as substâncias são tão pequenas que fogem às nossas percepções. E lhes são inerentes formas de toda espécie, figuras de toda espécie e diferenças em grandeza. Destas, então, engendram-se e combinam-se todos os volumes visíveis e perceptíveis. SIMPLÍCIO. Do Céu (DK 68 a 37). In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (adaptado).


A Demócrito atribui-se a origem do conceito de

  • A porção mínima da matéria, o átomo.
  • B princípio móvel do universo, a arché.
  • C qualidade única dos seres, a essência.
  • D quantidade variante da massa, o corpus.
  • E substrato constitutivo dos elementos, a physis.

Leia o texto a seguir.

A honestidade consiste em descobrir a verdade pela argúcia do espírito ou em manter a sociedade humana, dando a cada um o que é seu e observando fielmente os costumes; encontra-se ainda ou na nobreza e na força de uma alma indômita e inquebrantável ou nessa ordem e medida perfeita das palavras e ações, resultando daí a moderação e o comedimento.

(CÍCERO. M. T. Dos deveres, I, 5.)


Com base no texto e nos conhecimentos acerca da ética de Marco Túlio Cícero, assinale a alternativa correta.
  • A A busca da verdade como primeiro elemento da virtude como honestidade deve tomar como conhecidas as coisas desconhecidas.
  • B A busca da verdade, o senso de justiça, a força de caráter e a moderação das paixões são os quatro elementos que constituem a virtude como honestidade.
  • C A força do caráter nasce de duas paixões, o medo e a ambição; por sua vez, essas paixões promovem o fundamento da justiça.
  • D Para Cícero, a honestidade e a utilidade são incompatíveis, havendo oposição entre a utilidade e a moralidade na ação reta.
  • E Usurpar os bens públicos transformando-os em bens privados confirma a afirmação de Cícero de que se deve dar a cada um o que é seu.