Questões de Empreendedorismo (Administração Geral)

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A inovação dentro das organizações é um processo complexo que necessita de investimentos em médio e longo prazo. A criação de produtos de qualidade que obtenham êxito no mercado necessita de um ambiente propício dentro da empresa, o qual permeie sua atratividade no mercado e sua posição competitiva. Para a estruturação desse ambiente, é necessário planejar e executar um plano de ação em gestão, a fim de se racionalizar estratégias de aplicação com eficácia dos recursos existentes e explorar as conjunturas favoráveis, visando alcançar objetivos predefinidos no planejamento estratégico.
OLIVEIRA, C. A. Inovação da tecnologia, do produto e do processo. Belo Horizonte: INDG, 2010 (adaptado).
A partir do texto apresentado, percebe-se a importância da inovação de produtos como uma ação sistêmica e complexa no gerenciamento de processos organizacionais. Nesse sentido, avalie as afirmações a seguir.
I. O conhecimento do público-alvo é essencial para a obtenção de especificações e definições de desempenho necessárias a um novo produto.
II. A concepção de um novo produto ou serviço é suficiente para alcançar inovação.
III. O processo de criação de produtos inicia-se com o primeiro passo de análise do negócio, com avaliação de custos e estimativas de lucro.
IV. O êxito de novos produtos da empresa depende de condições do mercado, como taxa de crescimento, e também da competitividade relativa da empresa, como custo e qualidade.


É correto apenas o que se afirma em

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D I, II e IV.
  • E II, III e IV.

O desafio da sustentabilidade proposto ao novo estilo de empreendedor envolve uma mudança completa de valores, comportamentos e atitudes da sociedade. A globalização pode ser pretexto para o acesso à informação e para a disseminação do conhecimento, mas não é para a criação de negócios e de uma sociedade menos sustentável.
SCHNEIDER, E. I; BRANCO, E. J. C. A caminhada empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade. Curitiba: Intersaberes, 2012 (adaptado).

A partir do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A responsabilidade pelo processo de manutenção e melhoria das condições de vida envolve empresas, sociedade, governo e indivíduos.
PORQUE
II. O equilíbrio entre rentabilidade, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social requer um pensar e um fazer diferentes, envolvendo criatividade, inovação e empreendedorismo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.

Atualmente, algumas ferramentas são essenciais para que o empreendedor possa projetar e simular um negócio antes da implementação. Independentemente do tipo e tamanho do negócio, o plano de negócios (PN) é uma das ferramentas que se destaca dentre os empreendedores. O PN representa a descrição da oportunidade que o candidato a empreendedor pretende desenvolver. Em geral, procura reproduzir possíveis situações na empresa antes que ela entre em operação.
DEGEN, R. J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009 (adaptado).
Nesse contexto, uma das principais funções de um plano de negócios é

  • A descrever e projetar metas de baixa complexidade.
  • B avaliar o potencial de lucro e crescimento do negócio.
  • C implementar o fluxo de caixa no lugar do plano financeiro completo.
  • D relatar o perfil do empreendedor que garanta o sucesso do negócio.
  • E testar estratégias de controlar a demanda para aumentar as vendas.

A janela de oportunidade é uma metáfora que descreve o período de tempo em que uma empresa pode, de fato, entrar em um novo mercado. Quando o mercado para um novo produto está estabelecido, a janela de oportunidade se abre e novas empresas entram. Em determinado ponto, o mercado fica maduro e a janela de oportunidade se fecha.
FERREIRA, M. F. et al. Ser empreendedor: pensar, criar e moldar a nova empresa. São Paulo: Saraiva, 2010 (adaptado).

A partir da leitura do texto, na fase de planejamento de um novo negócio, um empreendedor precisa identificar janelas de oportunidade com base em

  • A fontes oficiais e qualificadas, como juntas comerciais e institutos públicos, a fim de se verificar de forma minuciosa e específica as tendências de determinado negócio.
  • B informações que levem em conta a evolução de determinado mercado e potencial de crescimento, em uma perspectiva ampla.
  • C sua intuição de empreendedor, que, considerando sua propensão ao risco, busca taxas de retorno mais altas.
  • D pesquisas com critérios estatisticamente válidos, que permitam projetar o fluxo de caixa do novo negócio.
  • E recursos financeiros disponíveis, sejam eles próprios ou de terceiros, para uma rápida entrada no mercado.

Uma pesquisadora buscou parceria para que sua pesquisa não fosse impactada por falta de capital. Para tanto, procurou demonstrar valores relacionados à ética e à responsabilidade socioambiental com pessoas, meio ambiente e sociedade na hora de mostrar o produto de sua pesquisa ao mercado.
Com essa perspectiva, finalmente foi criada uma empresa que já estava sendo gestada em uma incubadora de pesquisa, mas precisava de recursos para se lançar no mercado. Trata-se de uma empresa produtora de insetos capazes de controlar pragas em lavouras de produtos de grande importância econômica para o país, sem a utilização de agrotóxicos.
A partir do cenário apresentado, qual ação efetiva poderia ajudar a empreendedora a implementar sua ideia, aproveitando-se das oportunidades do mercado e satisfazendo as expectativas dos clientes?

  • A Construir uma cadeia produtiva.
  • B Elaborar um plano de negócios.
  • C Desenvolver processos tecnológicos.
  • D Mobilizar os instrumentos de pesquisa.
  • E Participar de concurso para abertura de empresa.