Questões de Ensaios Mecânicos e Tratamentos Térmicos (Engenharia Mecânica)

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Quanto à integridade geométrica do componente e à velocidade de aplicação da carga, os ensaios se classificam, respectivamente, em destrutivos / não destrutivos e estáticos / dinâmicos. As principais vantagens dos ensaios não destrutivos são:

  • A Permitem a inspeção de uma peça antes e durante a sua utilização; auxiliam a manutenção preventiva; envolvem medições indiretas e são qualitativos.
  • B Permitem a inspeção de uma peça somente antes de sua utilização; auxiliam a manutenção preventiva; envolvem medições indiretas e são quantitativos.
  • C Realizam diretamente nos elementos constituintes da estrutura; auxiliam a manutenção preventiva; requerem excelente preparação das amostras e são mais baratos e rápidos.
  • D Realizam diretamente nos elementos constituintes da estrutura; auxiliam a manutenção preventiva; envolvem medições indiretas e são quantitativos.

Usando o diagrama de transformação isotérmica para uma liga ABNT 1080 (Figura 6), especifique a dureza em HRC e a resistência à tração para o ciclo térmico abaixo. Utilize a Tabela 2 (INSERIR TABELA DA QUESTÃO 42) de conversão de dureza, e considere: Limite de Resistência = Dureza (HB) / 3 (a) Aquecimento a 800 °C a uma taxa de aquecimento de 2 °C/s, manutenção nessa temperatura por 1 hora, e, em seguida, resfriamento rápido até a temperatura ambiente (25 °C), e, em seguida, aquecimento a 500 °C em forno com manutenção por 1 hora, e então resfriamento em água até a temperatura ambiente (Figura 7). 
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A dureza em HRC e a resistência à tração para o ciclo térmico são, respectivamente:

  • A 30 HRC; 285 HB ; 95 kgf/ mm^2
  • B 30 HRC; 285 HB ; 95 MPa
  • C 40 HRC; 353 HB ; 123,5 N/ mm^2
  • D 40 HRC; 371 HB ; 123,5 kgf/ mm^2

A transformação de fase martensítica tem como características; e, também, a equação de Hall-Petch explica o aumento de resistência mecânica pelo mecanismo ou mecanismos em:

  • A A transformação martensítica não é exclusiva dos aços, sendo atérmica e adifusional; a redução do tamanho de grão explica o aumento de resistência mecânica da equação de Hall-Petch.
  • B A transformação martensítica não é exclusiva dos aços, sendo atérmica e adifusional; o envelhecimento e a solução explicam o aumento de resistência mecânica da equação de Hall-Petch.
  • C A transformação martensítica não é exclusiva dos aços, sendo atérmica e difusional; o encruamento e a solução sólida explicam o aumento de resistência mecânica da equação de Hall-Petch.
  • D Ocorre, apenas, nos aços, sendo atérmica e adifusional e endurece igualmente qualquer tipo de aço; a redução do tamanho de grão explica o aumento de resistência mecânica da equação de Hall-Petch.

Um ensaio de tração real é feito em um metal, encontrando-se a relação:

σv = k (ev) n

O diâmetro médio inicial e a base de medida foram, respectivamente, 9,00 e 50,0 mm, conforme Tabela 3.


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Quais os valores da tensão de escoamento, do limite de resistência, da deformação verdadeira no ponto de carga máxima, coeficiente de resistência, coeficiente de encruamento, e carga máxima sabendo que: ln ( 1+ 0,08 ) = 0,077 ; σv = 1395,34. (ev)0,077

  • A 749,88 MPa; 1060,52 MPa ; 0,077 ; 1395,34 MPa ; 0,077; 67459,7 N
  • B 749,88 MPa; 1060,52 MPa ; 0,077 ; 2395,34 MPa ; 0,077 ; 67459,7 N
  • C 749,88 MPa ; 1395,34 MPa ; 0,077 ; 1395,34 MPa ; 0,077; 67459,7 N
  • D 1060,52 MPa; 749,88 MPa ; 0,077 ; 1395,34 MPa ; 0,077; 67459,7 N

Mediu-se a dureza Brinell no centro de um eixo de aço ABNT 4140 após austenitização a 900 °C, têmpera em óleo seguido de revenimento na temperatura de 580 °C por 2 h foi resfriado em forno até a temperatura ambiente. Mediu-se a dureza na escala Brinell na temperatura ambiente. A carga (P) utilizada foi de 187,5 kgf com diâmetro do penetrador de 2,5 mm e diâmetro da calota de 0,90 mm. Calcule a relação de carga e a dureza Brinell do eixo.  Utilize a relação de carga P/D2Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Na Figura 5, apresentam-se duas impressões de dureza (macrodureza) na superfície polida do aço ABNT 4140 temperado e revenido (285 HB). Abaixo, encontra-se o perfil de uma seção reta nesta região. Pergunta-se:   a) Calcule a diagonal da impressão, a partir da conversão na Tabela da Figura 5 abaixo, sabendo que a carga utilizada na dureza Vickers foi de 30 kgf.
HV = 1,854 P/d2
Figura 5: Desenho esquemático dos ensaios Brinell e Vickers.
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Tabela 2: Conversão de Dureza Rockwell ( C; A; D) ; Vickers ; Shore e Brinell com diâmetro do indentador de 10 mm.

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A relação de carga e a dureza Brinell do eixo são, respectivamente

  • A 30; 185 HB ; 0,429 mm
  • B 30; 285 HB ; 0,429 mm
  • C 30; 385 HB ; 0,529 mm
  • D 30; 485 HB ; 0,359 mm