Questões de Ensino da Arte (Educação Artística)

Limpar Busca

Na primeira metade do século XX, na escola tradicional, o ensino de arte no Brasil era voltado essencialmente para o(a):

  • A Criatividade.
  • B Fazer expressivo.
  • C Educação estética.
  • D Domínio técnico.
  • E Cultura artística.

Nos estudos sobre a compreensão do desenvolvimento estético, qual das alternativas abaixo é uma característica do leitor do segundo estágio de compreensão, chamado de Construtivo?

  • A Ser impressionável pelo tema, que se torna um guia para apreciação da obra.
  • B Buscar informações presentes na própria imagem.
  • C Basear-se nas próprias experiências, recordações e suas percepções de mundo para realizar a leitura da obra.
  • D Ser menos objetivo, baseando-se nas informações da sua memória e intuição.
  • E Refletir sobre o objeto de arte, sobre si próprio e sobre a experiência estética.

No desenvolvimento do grafismo infantil, no momento em que há uma distinção entre o eu e o outro, a criança começa a desenhar a forma fechada. Qual é a primeira forma fechada representada graficamente pela criança?

  • A Quadrado.
  • B Triângulo.
  • C Retângulo.
  • D Losango.
  • E Círculo.

Segundo o pensamento de Isabel Marques em Dançando na Escola (2003) assinale a alternativa incorreta

  • A Regras posturais asseadas na anatomia padrão e sequências de exercícios preparadas para todas as turmas do mesmo modo impedem o contato com a diversidade.
  • B As aulas de dança podem ser verdadeiras prisões dos sentidos, das ideias, dos prazeres, da percepção e das relações que podemos traçar com o mundo.
  • C Conhecer as especificidades de cada grupo impede o uso da coreografia em sala de aula.
  • D Repertórios rígidos e impostos (por exemplo, as festinhas de fim de ano) podem estar nos desconectando de nossas próprias experiências.
  • E Experiências padronizadas impõem tanto ideais de corpo (em forma e postura) quanto de comportamento em sociedade.

São exemplos de grupos tocantinenses que trabalham com criação cênica de multilinguagens (dança, música, teatro), e apresentam estética contemporânea:

  • A Nômades e Quasar
  • B Suça Tia Benvinda e Roda de Natividade
  • C Gongo e Suça
  • D Agulha Cenas e Lamira
  • E Corpo e Intrépida Trupe