Questões de Ensino de Ciências (Ciências)

Limpar Busca

No dia 26 de dezembro de 2004, quando a terra tremeu sob as águas do Oceano Índico, poucos podiam imaginar o alcance e a gravidade das consequências. O tsunami — uma série de ondas gigantes — atingiria 14 países, a maioria na Ásia, com uma força devastadora. Em meio à destruição, 226 mil pessoas morreram, e paisagens inteiras foram transformadas. Não se tratava apenas da mais marcante tragédia causada pela natureza no século XXI. Segundo as Nações Unidas, era o “pior desastre natural já registrado”.
Internet: <bbc.com>(com adaptações).
Sabendo-se que os fenômenos geológicos como terremotos e tsunamis são resultado de agentes formadores e transformadores do relevo, assinale a opção que indica o principal agente interno de modificação do relevo do planeta.

  • A alternâncias de temperatura
  • B erosão
  • C meterorização
  • D intemperismo
  • E tectonismo

Há diversas abordagens que podem ser utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem. Algumas são consideradas defasadas e até mesmo inadequadas, como a tradicional e a comportamentalista (ou behavorista); outras cuja popularidade no ensino vai e vem, como a construtivista, a sociocultural, a humanista e a sociointeracionista.
                     Linsingen. Metodologia de ensino de ciências e biologia. Florianópolis, 2010 (com adaptações).
Considerando as características dessas diferentes abordagens, assinale a opção que descreve a abordagem segundo a qual o processo de ensino-aprendizagem envolve o diálogo e grupos de discussão em temas geradores extraídos da prática de vida dos educandos.

  • A sociocultural
  • B comportamentalista
  • C tradicional
  • D construtivista
  • E humanista

No estudo de Ciências a importância dos alunos tem seu papel, uma vez que como sujeitos, os mesmos estão inseridos no meio natural (âmbito científico), no meio artificialmente construído (âmbito tecnológico) e no meio social (âmbito social) o que desse modo podem ter condições de avaliar e participar das decisões que interferem no seu próprio contexto. O pensamento das Ciências em uma perspectiva cidadã é pensar além dos conhecimentos isolados, sendo necessário articular esses conhecimentos aos aspectos da inter-relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Sendo que essa inter-relação é a base que constitui a CTS defendida por muitos pesquisadores da área de Ciências.


Dessa forma, alguns objetivos estão correlacionados ao CTS, EXCETO: 

  • A Formar cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados para que sejam capazes de tomar decisões.
  • B Desenvolver o pensamento crítico e a dependência intelectual dos alunos.
  • C Discutir as implicações sociais e éticas relacionadas ao uso da Ciência-Tecnologia (CT).
  • D Desenvolver a capacidade e o interesse dos estudantes em relacionar a Ciência com os aspectos tecnológicos e sociais.
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA: 
  • A O acesso às informações sobre o processo pedagógico da escola dos filhos é uma informação sigilosa e, portanto, até mesmo os pais ou responsáveis são impedidos de conhecêlas.
  • B O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe as crianças de contestar os critérios avaliativos utilizados na instituição de ensino que frequenta, exceto quando tenham obtido um desempenho médio anual superior a 5 (cinco).
  • C O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que toda criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores, o que contribui para a constituição de um ambiente escolar saudável.
  • D Nenhuma criança pode viajar para fora da comarca onde reside sem estar acompanhada por ambos os pais e portando uma autorização formal e com firma reconhecida de, pelo menos, um representante da instituição escolar que frequenta.

A estratégia de ensino por investigação centra seu foco no aluno, proporcionando o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de resolver problemas. O papel do professor nas atividades de ensino por investigação é muito importante, sendo que as atitudes do professor dentro da sala de aula diferem da forma como um professor tradicional trabalha.


É correto afirmar que a atitude do professor dentro da sala de aula, que não se baseia no ensino por investigação, objetiva

  • A estimular a autonomia do aluno.
  • B encorajar a interação professor-aluno.
  • C incentivar a cooperação entre os alunos.
  • D evitar que os alunos cometam erros durante o processo de aprendizagem.