Questões de Equipamentos Elétricos em Eletroeletrônica (Eletroeletrônica)

Limpar Busca

A norma brasileira NR 14565 especifica um cabeamento estruturado para edifício ou um conjunto de edifícios (denominado “Campus”). Ela discrimina as classes e as categorias de desempenho para um cabeamento estruturado. Dentre as classes mostradas a seguir, a especificada para uma largura de banda de 500 MHz é:

  • A Classe C / Cat. 3
  • B Classe D / Cat. 5e
  • C Classe E / Cat. 6
  • D Classe EA / Cat. 6A

Um dos pontos fundamentais para o entendimento dos comandos elétricos é a noção de que os objetivos principais dos elementos em um painel elétrico são:

  • A definir o painel adequado e desenhar seu layout para conforto do usuário.
  • B usar cores diferentes para cada circuito e facilitar a acessibilidade.
  • C visualizar os disjuntores e definir amperagem diferenciada.
  • D acionar sequencialmente os circuitos e garantir durabilidade.
  • E proteger o operador e propiciar uma lógica de comando.

As funções principais do controle de um motor são: partida, parada, direção de rotação, regulação da velocidade, limitação da corrente de partida, proteção mecânica, proteção Elétrica, etc.
Em determinadas aplicações, há necessidade de uma rápida desaceleração do motor e da carga.
I - Ao ser desligado o motor da linha de alimentação utiliza-se um dispositivo de inversão de rotação com o motor ainda rodando. II - A parada ou desligamento do motor da rede efetua-se através de um relé, impedindo-o de partir na direção contrária. III - No caso de motores síncronos, emprega-se frenagem dinâmica. IV – No caso de motores diacrônicos, é melhor aplicar a parada alternada com frenagem exponencial.
Está (ão) correta (s):

  • A somente I.
  • B somente II.
  • C somente II e III.
  • D somente I, II e III.
  • E somente I, II, III e IV

Com os transformadores podemos elevar a tensão para transportamos a mesma potência com uma corrente mais baixa, reduzindo-se assim as perdas, bem como abaixamos a tensão para valores mais seguros para que possa ser utilizada. No trafo, há fios de entrada e fios de saída. A entrada é chamada de primário e a saída chamamos de secundário.
Com base nas figuras, analise a maneira com que o trafo altera valores de corrente e tensão e assinale a alternativa correta:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A (1) eleva tensão e abaixa corrente – (2) Abaixa tensão e eleva a corrente.
  • B (1) eleva corrente e abaixa tensão– (2) Abaixa tensão e eleva a corrente.
  • C (1) Abaixa tensão e eleva a corrente.– (2) eleva tensão e abaixa corrente.
  • D (1) eleva corrente e abaixa tensão– (2) Abaixa corrente e eleva a tensão.
  • E (1) eleva tensão e mantém corrente – (2) Abaixa tensão e mantém a corrente.

Um transformador tem 550 espiras no primário e 1100 espiras no secundário. Sua tensão de primário é de 110V. Para calcular a tensão do secundário usa-se a fórmula:
V1/V2 = N1/N2
Onde:

  • A V1 é 550; N1 é 110; N2 é 1100; e, V2 é a tensão do secundário.
  • B V1 é 110; N1 é 1100; N2 é 550; e, V2 é a tensão do secundário.
  • C V1 é 110; N1 é 550; V2 é 1100; e, N2 é a tensão do secundário.
  • D V1 é 110; N1 é 550; N2 é 1100; e, V2 é a tensão do secundário
  • E V1 é 110; N1 é 1100; V2 é 550; e, N2 é a tensão do secundário.