Questões de Ergonomia e Usabilidade (Design Gráfico)

Limpar Busca

Testes de usabilidade em websites são procedimentos em que um usuário utiliza um sistema interativo realizando tarefas apresentadas por um facilitador. Enquanto suas interações são registradas, podemos descobrir problemas com o produto e identificar pontos de melhoria.

Sobre Testes de usabilidade, é CORRETO afirmar: 

  • A Para economizar com testes de usabilidade, podemos realizá-los em grupo, com sessões de grupo focal. Tais procedimentos deixam o processo mais rápido e eficiente.
  • B Testes de usabilidade podem ser feitos em diferentes etapas do processo de desenvolvimento, tanto no produto que está sendo desenvolvido quanto nos produtos concorrentes.
  • C Testes de usabilidade apenas têm validade quando realizados com um número estatisticamente válido de usuários para representar o universo de usuários possíveis do sistema. Nesse sentido, sua execução é invariavelmente cara e demorada.
  • D Testes de usabilidade só devem ser feitos quando o produto está pronto, prestes a ser lançado. Assim, temos a chance de realizar o teste com algo que está mais próximo da realidade.

Os mapas de empatia, exemplificados pela figura abaixo, são ferramentas importantes que sumarizam o que sabemos sobre um determinado tipo de usuário. 


São mecanismos importantes para representarmos visualmente o conhecimento que se reuniu sobre o usuário. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Sobre os mapas de empatia, é CORRETO afirmar: 

  • A A aplicação dos mapas de empatia tem grande utilidade no processo de identificação de personas para um projeto.
  • B A construção de um mapa de empatia é um processo que se constrói única e exclusivamente por meio de entrevistas com usuários.
  • C A melhor forma de termos um mapa de empatia verdadeiro e fidedigno é distribuir mapas em branco para os usuários e pedir para que eles mesmos preencham com as informações.
  • D O mapa de empatia deve ser construído ao início do processo e não deve ser alterado. Qualquer alteração nele implica o reinício do processo de design, pois todas as decisões de design dependem do que está ali.
Na concepção de um produto editorial, seja físico ou digital, há dois aspectos importantes a serem considerados: a ergonomia, que é como as pessoas interagem com a tecnologia, de modo que a experiência seja o mais confortável possível, com a correta definição de cores, tipografia, imagens formatos etc.; a outra característica é a usabilidade, que é
  • A o conjunto de funcionalidades apresentado pelo produto.
  • B a utilidade do produto para as pessoas.
  • C a relevância social do produto desenvolvido.
  • D o conjunto de necessidades do usuário atendidas pelo produto.
  • E a facilidade com que as pessoas usarão o produto.

Hotsite é um site que atende a uma determinada campanha pelo prazo a ela relacionado. Também conhecido como mini site, tem essa denominação pela finalidade do seu uso. Seu objetivo é divulgar uma ação promocional pontual e específica presente no plano de marketing ou comunicação. Hotsites precisam empregar um princípio fundamental, que corresponde a ter um grande apelo visual, e para isso, deve-se utilizar cores fortes, fontes chamativas e um tom persuasivo , não precisando seguir, necessariamente, a identidade visual completa da logomarca da empresa. Esse princípio é conhecido por:

  • A design
  • B interatividade
  • C usabilidade
  • D domínio

No que diz respeito ao planejamento, desenvolvimento e manutenção de sistema para web, em uma fase os desenvolvedores fazem um estudo detalhado dos dados levantados e de onde são construídos modelos a fim de representar o sistema a ser desenvolvido. O objetivo é criar uma estratégia de solução, sem se preocupar como ela será realizada, ou seja, utilizar as necessidades dos clientes, depois de compreendido o problema, para resolução do problema solicitado. Assim, é necessário definir o que o sistema deve fazer antes de definir como o sistema irá fazer. Essa fase é conhecida por:

  • A implantação e testes
  • B estudo de viabilidade
  • C projeto e implementação
  • D especificação de requisitos