Questões de Estratégias competitivas de Porter (Administração Geral)

Limpar Busca

Quais são as estratégias genéricas de uma empresa segundo Michael E. Porter?

  • A Liderança em custo, diferenciação e foco.
  • B Clientes, liderança em custo e compatibilização.
  • C Compatibilização, clientes e foco.
  • D Foco, clientes e diferenciação.

As organizações de alto desempenho evidenciam, de modo incontestável, que esforços efetivos de mudanças organizacionais são obra de equipes, fruto do esforço coletivo, equipes estas que devem ser diuturnamente acompanhadas pelo RH, em seu novo papel.

Existem alguns princípios que dão base à construção de organizações de alto desempenho. A seguir você encontrará duas colunas. Na primeira, você encontrará o início da frase que define o princípio e, na segunda, seu complemento. Associe as duas colunas, numerando os parênteses: 


1 – Os modelos de gestão horizontais...

2 – O controle hierárquico...

3 – Todas as pessoas...

4 – Os modelos organizacionais...

5 – A liderança compartilhada...


( ) deve ser substituído pelo envolvimento.

( ) são fontes de vantagem competitiva.

( ) devem manter o foco em produtos e serviços.

( ) constitui-se em fonte de vantagem competitiva 

( ) devem agregar valor.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A 2; 1; 4; 5; 3.
  • B 2; 4; 3; 5; 1. 
  • C 5; 1; 4; 2; 3.
  • D 5; 3; 1; 2; 4.

A eleição de uma estratégia correta de compras pode dar uma grande vantagem competitiva para a empresa. A estratégia que prevê que a empresa comprará de terceiros o máximo possível de itens que compõem seu produto final é denominada:

  • A verticalização
  • B diversificação
  • C diferenciação
  • D horizontalização

A estratégia genérica de Porter que envolve o desenvolvimento de produtos únicos com base na lealdade à marca do cliente denomina-se

  • A foco.
  • B diferenciação.
  • C liderança em custo.
  • D vaca leiteira.
  • E criança-problema.

O autor Michael Porter, definiu um modelo para estudo da competitividade nos mercados denominado: as cinco forças de Porter. Uma das forças é a ameaça dos novos entrantes e uma das formas de proteção contra esta ameaça são as barreiras de entrada. As barreiras de entrada são vantagens que favorecem as empresas estabelecidas em relação aos novos entrantes. São exemplos de barreiras de entrada, EXCETO?

  • A Igualdade de acesso entre o empreendimento consolidado e o entrante aos canais de distribuição.
  • B Os empreendimentos consolidados possuem economia de escala do lado da oferta ao consumidor.
  • C Benefícios de escala do lado da demanda ou efeitos de rede.
  • D Custos de mudanças dos clientes por mudar de fornecedor.