Questões de Ética e Liberdade (Filosofia)

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A proposta filosófica de Spinoza não priorizava a elaboração de uma metodologia capaz de servir de guia para o conhecimento teórico-abstrato, mas a busca da verdade capaz de dar sentido à:

  • A reflexão filosófica.
  • B criação humana.
  • C existência de Deus.
  • D investigação científica.
  • E existência humana.

Analise as afirmativas abaixo sobre a razão.
1. Faculdade humana que se manifesta na objetividade ordenada e regular da natureza física e na subjetividade do espírito humano.
2. Doutrina segundo a qual os valores morais não apresentam validade universal e absoluta, variando ao sabor das circunstâncias.
3. Pensamento ou inteligência voltados para a apreensão cognitiva da realidade.
4. Consciência de um determinado conteúdo ou objeto mental, próprio do pensamento humano.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o Iluminismo.
( ) Pela razão o ser humano pode alcançar a liberdade e a felicidade social e política.
( ) O ser humano é um ser perfectível e a razão é capaz de aperfeiçoamento e progresso.
( ) O aperfeiçoamento da razão se realiza pelo progresso das civilizações, que vão das mais atrasadas às mais adiantas e perfeitas.
( ) É um período no qual há grande interesse pelas ciências que se relacionam com a ideia de transformação progressiva e por isso a biologia tem lugar de destaque.
( ) Período em que é claro o interesse pela compreensão das bases da vida econômica, surgindo obras como A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • V • F
  • B V • V • F • V • F
  • C V • F • V • V • F
  • D F • V • V • F • F
  • E F • F • V • V • V

"A educação é a arte de tornar o homem ético", Friedrich Hegel. Ao que compete à dimensão reguladora da ética exposta por Hegel, o aforismo a seguir que melhor se assemelha a essa extensão é:

  • A "A dimensão ética começa quando entra em cena o outro.", Umberto Eco
  • B "O dever moral nos impõe preferir a verdade.", Aristóteles.
  • C “Não tenha medo de pensar diferente dos outros, tenha medo de pensar igual e depois descobrir que todos estavam errados.”, Eça de Queiroz
  • D "A virtude moral é uma consequência do hábito. Nós nos tornamos os que fazemos repetidamente.”, Aristóteles.
  • E "Não há fenômenos morais, mas apenas uma interpretação moral de fenômenos.", Friedrich Nietzsche.

Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhe parece um bem; todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens.
No fragmento, Aristóteles promove uma reflexão que associa dois elementos essenciais à discussão sobre a vida em comunidade, a saber:

  • A Ética e política, pois conduzem à eudaimonia.
  • B Retórica e linguagem, pois cuidam dos discursos na ágora.
  • C Metafísica e ontologia, pois tratam da filosofia primeira.
  • D Democracia e sociedade, pois se referem a relações sociais.
  • E Geração e corrupção, pois abarcam o campo da physis.