Questões de Ética Profissional (Pedagogia)

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O Código de Ética do Profissional Psicólogo é um instrumento que delineia as responsabilidades e os deveres do psicólogo e oferece diretrizes para a sua formação e para balizar os julgamentos das suas ações. Com relação aos deveres do profissional psicólogo, assinale a alternativa incorreta.

  • A O psicólogo deve assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.
  • B O psicólogo deve respeitar o trabalho de outros psicólogos e de outros profissionais e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante.
  • C O psicólogo deve prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar a benefício pessoal.
  • D O psicólogo deve informar a quem de direito os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.
  • E O psicólogo deve induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.

“A educação ética não é uma tarefa de especialistas, mas de toda a comunidade, não é fruto de um esforço isolado, mas de uma ação conjunta de todo o entorno social. Disso decorrem pelo menos dois desafios fundamentais para uma instituição escolar. O primeiro deles é o caráter fundamentalmente coletivo desse tipo de trabalho. O ensino de uma disciplina isolada, como a matemática ou a história, demanda especialistas que desejavelmente tenham as informações e capacidades que o habilitam a ocupar o lugar institucional de um professor. O trabalho educacional escolar passa pelo ensino de disciplinas específicas, mas está longe de esgotar-se nele. Não podemos tomá-lo, nas atuais condições históricas, como resultante de uma relação pessoal isolada ou como se cada professor fosse um ‘preceptor’ isolado em sua relação pessoal com os alunos. Da mesma forma, é um engano supor que a escola se constitui por uma simples somatória dessas relações individualizadas. Ela é regida por uma série de valores, práticas e objetivos institucionais decorrentes da peculiaridade de sua história e de sua tarefa social de iniciação dos jovens no mundo público.”
CARVALHO, José Sergio Fonseca de. Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 96-97. 
O trecho discorre acerca da educação ética e dos dispositivos a serem postos em prática pela escola a fim de realizar o intento dessa formação. Nesse sentido, tendo bem presente o que é enfatizado no enunciado, depreendese que é alvo primordial da escola:

  • A A concretização de um programa coletivo de formação educacional, no qual a tarefa de iniciação dos jovens no mundo público dos valores e dos princípios éticos depende de um esforço conjunto de toda a instituição em que cada professor ou profissional da educação, além de sua função específica, representa um agente institucional, comprometido com uma série de valores que se traduzem em responsabilidades e atitudes educativas próprias ao mundo escolar.
  • B O zelo para que a missão do estabelecimento de ensino seja estritamente observada pelo conjunto de seus atores, notadamente no que concerne à complementação da instrução recebida pelos educandos no espaço doméstico da família, em razão do fato da escola ser regida por uma série de valores, práticas e objetivos institucionais decorrentes da peculiaridade de sua história e de sua tarefa social de iniciação dos jovens no mundo público.
  • C A realização de uma instrução voltada precipuamente para as necessidades do mundo do trabalho e dos valores ético-morais que caracterizam nossa sociedade de classes. Ou seja, a partir do lugar que ocupa nas sociedades contemporâneas quanto à transmissão de saberes e à socialização da infância e juventude, cabe à escola fornecer um ensino de qualidade associado a uma formação geral que faça emergir as potencialidades individuais dos(as) alunos(as).
  • D Um ensino que consolide e aprofunde a dimensão ética que rege a relação dos(as) alunos(as) e professores(as), sendo que para isso se torna imprescindível o fortalecimento dos projetos coletivos que envolvam a comunidade escolar, num contexto de hierarquização das funções a serem desempenhadas por cada um desses agentes.
  • E Romper com a atomização dos saberes que constituem o currículo escolar, já que, se o trabalho educacional escolar passa pelo ensino de disciplinas específicas, ele está longe de se esgotar na organização segmentada destas, contribuindo, desse modo, para que a profissionalização docente se afaste cada vez mais do modelo preceptoral.

Ao analisar o trabalho docente, Tardif (2005) destaca o caráter pessoal e coletivo da atividade docente. Considere esta citação do autor: “[…] a relação para com o outro significa que ele vê seus alunos diretamente, em pessoa, como diretamente responsável por eles: esta responsabilidade está no âmago de sua tarefa e cada professor precisa dar-lhe sentido” (p. 70).
A passagem indica que o exercício da docência envolve, necessariamente:

  • A exercer e expressar, em sua prática, uma ética docente.
  • B conhecer bem seus direitos e deveres, praticando-os.
  • C ser responsável pelos alunos dentro e fora da escola.
  • D estabelecer um código moral para a prática educativa.

De acordo com o Código de Ética da Psicopedagogia da Associação Brasileira de Psicopedagogia, é papel do psicopedagogo trabalhar no âmbito educacional e na saúde, com foco no processo de aprendizagem e suas dificuldades. Fundamentado em diferentes referenciais teóricos e de natureza inter e transdisciplinar, tem como objetivos:

  • A Atuar frente à evasão e ao fracasso escolar.
  • B Compreender e propor ações frente aos transtornos de aprendizagem.
  • C Realizar pesquisas científicas no campo das dificuldades de aprendizagem.
  • D Mediar conflitos relacionados à inclusão escolar.
  • E Promover a aprendizagem, contribuindo para os processos de inclusão escolar e social.

A postura profissional é a forma como a pessoa se comporta em seu ambiente de trabalho. Assim, qual das opções abaixo cita uma forma correta de agir no ambiente de trabalho?

  • A Faltar ao trabalho sem justificar sua ausência.
  • B Chegar sempre atrasado.
  • C Fazer comentários maldosos sobre os colegas.
  • D Não se reunir com grupos para falar de assuntos desnecessários no ambiente e no horário de trabalho.