Questões de Evasão Escolar: causas e conseqüências (Pedagogia)

Limpar Busca

Na década de 1980, Maria Helena de Souza Patto realizou uma pesquisa sobre a produção do fracasso escolar que continua atual. De acordo com essa pesquisa, assinale a alternativa correta no que se refere à evasão escolar.

  • A A evasão escolar possui causas orgânicas e deve ser atribuída exclusivamente aos problemas do aluno.
  • B A falta de estrutura familiar configura o principal motivo dos problemas de aprendizagem, o que justifica a alta evasão escolar de crianças dessas famílias.
  • C As crianças com dificuldades de aprendizagem devem ser medicadas para que possam se adaptar na escola, evitando a evasão escolar.
  • D As crianças de classes sociais mais baixas possuem uma carência cultural; portanto, nada pode ser feito para evitar a evasão escolar.
  • E O fracasso escolar e a evasão escolar são politicamente produzidos, configurando um problema social.

A Resolução nº 1, de 28 de maio de 2021, institui diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Avalie se, entre os principais aspectos abordados por esta Resolução encontram-se:
I. O combate à evasão escolar e o desenvolvimento de estratégias operacionais efetivas para a recuperação ativa de estudantes.
II. Seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Educação de Jovens e Adultos à Distância.
III. A ampliação da oferta da Educação de Jovens e Adultos e a retomada, por meio da descentralização, e em regime de colaboração, de projetos como o Projovem, o Proeja e o Pronera.
IV. A regulamentação da oferta da Educação de Jovens e Adultos na modalidade à distância para os processos de alfabetização, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)

  • A I e IV.
  • B II, III e IV.
  • C I, III e IV.
  • D I.
  • E II.

Sob a ótica de Angelucci, Kalmus, Paparelli e Patto (2004), a produção de conhecimento sobre o que se convencionou chamar “fracasso escolar” tem uma longa história. Segundo as referidas autoras, na década de 1980, a discriminação e a justificação das desigualdades aparecem como a razão de ser do sistema escolar. À atenção de cunho funcionalista aos fatores intra-escolares, já presente nos anos 1970, acrescentou-se a investigação da vida escolar em outro marco teórico. Assim, para essas autoras, teorias críticas passaram a fazer parte das referências bibliográficas de ensaios e pesquisas sobre a escolarização e seus tropeços, principalmente as de:

  • A John Dewey, Célestin Freinet e Bogdan Suchodolski. O “fracasso escolar" foi reconfigurado: de problema emocional e psíquico individual com prejuízo da capacidade intelectual ele passa à necessidade de se compreender as origens e significados da “queixa escolar”.
  • B Jean-Claude Passeron, Pierre Bourdieu e Édouard Claparêde. O “fracasso escolar” foi reconceitualizado; da perspectiva patologizante de “criança fracassada” e “família desestruturada” ele passa ao resgate da legitimidade dos seus saberes.
  • C Louis Althusser, Antonio Gramsci e Pierre Bourdieu. O “fracasso escolar" foi ressignificado: de fracasso dos alunos na escola ele passa à produção da escola.
  • D Christian Baudelot, Bogdan Suchodolski e Roger Establet. O “fracasso escolar” foi redefinido: de uma concepção de adaptação e ajustamento escolar ele passa à compreensão do lugar social da escola.
  • E Edouard Claparêde, Henry Giroux e Jean-Claude Passeron. O “fracasso escolar” foi realocado: da fala sobre os sujeitos do fracasso escolar ele passa à fala dos participantes da vida escolar.

As justificativas para o fracasso escolar, na maioria das vezes, implicam estudantes, famílias, docentes e o sistema educacional e, com argumentos de diferentes naturezas, apontam dificuldades que deveriam ser tomadas como contextos em que a educação atua; e não como impeditivos de sua realização. Analise as assertivas abaixo.
I. Quando se alega que a culpa é dos estudantes e de suas famílias, reúnem-se argumentos que identificam desinteresse, pouco repertório, pobreza, carência afetiva, problemas de saúde mental, indisciplina e desestruturação familiar, entre outros.
II. Quando se alega que a culpa é das(os) professoras(es), são evocados os pressupostos de que docentes são desinteressados, atribuem sua pouca vinculação com as escolas aos baixos salários percebidos, possuem formação precária, desconhecem metodologias ativas e reproduzem planos de aula sem qualquer crítica ou conexão com as turmas.
III. Quando se alega que a culpa é do sistema educacional, com definições curriculares e metodológicas e com a imensa responsabilidade social de realizar a inclusão e inserção das novas gerações, levando em conta eventuais dificuldades relacionadas às suas características e condições de vida como dados da realidade, e não como obstáculos ao trabalho educacional.
Marque a opção CORRETA.

  • A Estão corretas as assertivas II e III;
  • B Estão corretas as assertivas I e III;
  • C Está correta a assertiva III;
  • D Estão corretas as assertivas I e II.

O abandono escolar resulta de fatores intraescolares e de fatores externos. Mais de 600 mil estudantes deixaram as escolas em 2019, a maioria delas(es) no Ensino Médio e nos anos finais do Ensino Fundamental. Dentre os fatores intraescolares pode-se citar como motivo para abandono escolar, EXCETO:

  • A A necessidade de um trabalho remunerado para sobrevivência.
  • B Às práticas de reprovação exercidas pelas instituições escolares.
  • C Propostas curriculares desvinculadas dos interesses das crianças e dos adolescentes.
  • D Ausência de atribuição de sentidos por parte de docentes e estudantes.